Opinião

O avanço da curva

Por Carla Hachmann

Muita gente tem questionado se as medidas adotadas para tentar conter o novo coronavírus são mesmo necessárias. O próprio presidente Jair Bolsonaro criticou várias vezes os “exageros”. Afinal, o Brasil tem problemas muito mais graves e tão ou mais urgentes que esse tal de covid-19. Então, por que tudo isso?

Talvez o que falta é um pouco mais de dedicação das autoridades em explicar didaticamente a estratégia adotada. Quando todos sabem por que têm de fazer algo, fica muito mais fácil de fazer o que é para ser feito.

Vídeos têm circulado nas redes sociais de pessoas confinadas na Europa e nos Estados Unidos relatando o momento deles. Ruas desertas, mercados com prateleiras vazias e um rígido toque de recolher, passível de prisão e multa. O que eles tentam alertar é: não deixem chegar a isso!

A estratégia adotada pelo Brasil e vários países da América Latina visa frear o primeiro pico dessa nova doença. Ou seja, suavizar a curva de casos positivos para não sobrecarregar os hospitais, tal qual acontece agora em países do primeiro mundo.

Nos cenários mais graves, como China, Itália, Espanha e até nos Estados Unidos, a ascendência dos casos de covid-19 foi extremamente brusca. A contaminação se deu em massa em um curto espaço de tempo. Sem leitos, já há autoridades querendo tirar pessoas com mais de 80 anos da UTI para liberar o leito a pacientes mais jovens.

todos sabem que é questão de tempo para o coronavírus estar totalmente entre nós. Contudo, o que se pretende, nesses países onde o corona acaba de chegar, é evitar esse pico e a sobrecarga no sistema de saúde. Com isso, os pacientes terão chance maior de atendimento.