Policial

Novos soldados reforçam a segurança no Oeste e Sudoeste

Cascavel – Os dez meses de esforços incansáveis, divididos em 1,5 mil horas/aulas do curso de formação, foram recompensados com o sentimento de orgulho estampado no sorriso de familiares dos novos soldados, entre policiais e bombeiros, da Polícia Militar do Paraná, que se formaram ontem, em solenidade no Centro de Eventos de Cascavel.

Os 590 soldados – 435 policiais e 155 bombeiros – atuarão nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado, áreas de abrangência do 5º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar), que atende 94 municípios. Em todo o Paraná, serão 2.169 policiais e 567 bombeiros, totalizando 2.736 novos soldados.

A formatura contou com a presença do governador Beto Richa, que destacou a contratação de quase 11 mil novos policiais durante sua gestão. Segundo o governador, os investimentos feitos na área de segurança pública só foram possíveis devido aos ajustes fiscais realizados pelo Estado nos últimos dois anos.

“Isto significa, primeiro, a sensibilidade do Governo do Estado em entender a importância da segurança publica adequada, para garantir a ordem, a paz e a tranquilidade de todos os paranaenses. Demonstra também a saúde financeira do Estado. Basta comparar com os demais estados brasileiros, em momento de crise profunda”.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato, a formatura dos 590 policiais significa um momento de grande orgulho para toda a corporação. O coronel destacou que a incorporação de novos policiais e bombeiros servirá para reforçar o conceito da segurança pública da região.

Dirigindo-se aos formandos, Tortato falou sobre a missão de servir à Polícia Militar paranaense. “A farda integra o corpo e a alma de cada policial. Ela significa amor, verdade, paixão, razão e servidão. Servidão em prol da causa pública da segurança e paixão por gostar de servir ao próximo. Temos o compromisso de defender, com ética, essa causa, ainda que tenhamos que doar o nosso melhor, a nossa vida” destacou.

Presença de autoridades

Além da presença do governador Beto Richa, a formatura dos novos policiais e bombeiros da PM contou com a participação de diversos prefeitos das regiões Oeste e Sudoeste do Estado, deputados, vereadores, secretários, dentre outras autoridades. Em um breve discurso, o prefeito Leonaldo Paranhos destacou os investimentos realizados pelo Estado na região e reconheceu os esforços feitos por Richa “Esses números que aí estão, investimentos em saúde e educação, contratação de quase 11 mil homens com salários de expressão nacional, são reconhecimento público de alguém que sabe como é difícil governar, mas é preciso fazer isso. Viva o Paraná, viva o Brasil e viva a nossa gloriosa Polícia Militar do Paraná”, disse Paranhos.