Policial

Nova promessa para a Apac

Uma placa já sinaliza que o terreno de 48 mil metros quadrados foi destinado à Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Cascavel. O local fica em uma estrada rural às margens da BR-369, perto do Trevo Cataratas.

A área foi garantida pelo Município, mas a obra continua no papel à espera de dinheiro.

Em Cascavel na última sexta-feira (28), o ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann – o mesmo que garantiu o repasse de R$ 10 milhões em março deste ano para a associação -, mudou o discurso e disse que é preciso esperar a aprovação da MP (Medida Provisória) 846, que aumenta o orçamento do Ministério Extraordinário de Segurança Pública e que deve entrar para votação ainda neste mês. “Estamos esperando a aprovação para aumento na verba disponibilizada ao ministério para aí, sim, fazer esse repasse”, disse.

A MP 846 altera a MP 841, de 11 de junho de 2018, que destina recursos para a segurança pública nacional por intermédio da reestruturação do Fundo Nacional de Segurança Pública e dispõe sobre a destinação do produto da arrecadação das loterias.

Alternativa

Custando um terço do valor do sistema penitenciário tradicional e com garantia de ressocialização de 85% dos detentos, a instalação da Apac seria uma opção para desafogar as penitenciárias locais. A Apac de Cascavel foi instituída ainda em 2015 e, apesar de ser modelo em outras regiões do País, a falta de verba emperra que o projeto avance em Cascavel.