Opinião

Nossos desafios! Por Paulo Alexandre

Nossos desafios! Por Paulo Alexandre

Todo processo de mudança impõe desafios em maior ou menor escala, sem deixar nada, nem ninguém de fora. Mudanças, reformulações e renovações fazem parte da vida e produzem novas motivações, além da necessária “recarga” que todo organismo funcional precisa de tempos em tempos. A história dos jornais O Paraná e Hoje News, por vezes, foram e são forças motrizes nestes processos que envolvem Cascavel, o Oeste e também o estado do Paraná.

De fato, não se reinventa a roda, mas se moderniza e atualiza para obter melhor e maior desempenho e alcance. E, para isso, é preciso considerar todo caminho percorrido, o trabalho realizado e as experiências em cada acerto, em cada erro. Hoje a tônica é o “novo normal”, as reinvenções e a inovação para fazer frente a todo processo desencadeado pela pandemia. E, se do azedo do limão se faz a doce e refrescante limonada, o momento é mais que propício.

A partir desta edição, o “O Paraná”, bem como o “Hoje News” estão sob nova coordenação editorial. E, com a devida licença do leitor, passo a escrever em “primeira pessoa”, afinal, a função (ou missão) de editor-chefe dos jornais com a envergadura e história destes dois periódicos e um dos grandes desafios da minha vida pessoal e profissional. No final dos anos 80, mais precisamente em 1989, quando pisei pela primeira vez em uma redação, a paixão pela imprensa e pelo impresso foi devastadora. Por isso, nos últimos 32 anos, o jornalismo faz parte da minha vida e o jornal, um ‘filho’ que nasce todos os dias.

E jornalismo e jornal, não se faz sozinho. É produto (ou um filho) fruto do trabalho de muitas mãos. Além dos profissionais envolvidos em todo processo, da “querida tia do café” à direção geral do grupo, fundamentais em cada etapa deste processo diário, fontes e personagens e o leitor completam este ciclo produtivo e informativo que buscar aprimorar e oferecer processos de crescimento e desenvolvimento sustentável a cada ser humano que formam as famílias, as comunidades, as cidades, os estados e a Pátria.

É, sem dúvida, uma honra ocupar esta função anteriormente exercida por grandes e respeitados profissionais que colocaram estes veículos no patamar de credibilidade e respeito que hoje se conhece e reconhece. A história continua sendo escrita por todos nós. E todos fazemos parte dela de fato.

 

Paulo Alexandre de Oliveira

Editor-chefe