Opinião

NGK dá dicas para a revisão de motocicletas

Verifique as velas de ignição a cada 3 mil km ou seis meses, o que ocorrer primeiro

NGK dá dicas para a revisão de motocicletas

 

 

Alternativa para o deslocamento rápido e econômico nas grandes cidades, as motocicletas devem passar por revisões periódicas, conforme o manual de manutenção do veículo, para garantir o bom funcionamento do conjunto e evitar acidentes. Com o objetivo de auxiliar o condutor a manter a moto sempre em ordem, a NGK listou algumas recomendações.

Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, a primeira orientação ao motociclista é procurar um profissional qualificado para fazer a revisão.

 

Dicas para manter a motocicleta em ordem

 

1 – Verifique as velas de ignição a cada 3 mil km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. “Se apresentar falha de ignição, o motor poderá não funcionar, colocando o motociclista em situação de risco”, alerta Mori. Ao checar as velas, inspecione também os terminais supressivos quanto a oxidações, trincas e condições das borrachas seladoras.

2 – Observe se há vazamentos no motor e faça a troca do óleo e dos filtros, conforme recomendação da montadora, usando sempre a especificação correta para a sua motocicleta.

3 – Cheque se o sistema elétrico da moto está funcionando corretamente, principalmente as lâmpadas e as luzes de sinalização. O ideal é fazer essa verificação semanalmente.

4 – Observe os pneus quanto a desgaste, calibração, danos e validade. A verificação do desgaste e da calibração pode ser feita semanalmente, pelo usuário da motocicleta.

5 – Lubrifique periodicamente a corrente da transmissão, assim como verifique a folga e o desgaste do componente. Folga ou desgaste excessivos, além de ruído, podem gerar acidentes.

6 – Observe as condições do sistema de freio – eficiência, desgaste e regulagem. Essa verificação deve ser feita, exclusivamente, por um profissional. Lembre-se de que o fluido de freio tem período determinado para a troca, que deve ser seguido conforme a orientação da montadora.

7 – Verifique, na suspensão traseira, se há folga nas buchas ou vazamento no amortecedor. Na dianteira, além de checar se existe folga na caixa (coluna de direção) ou vazamento, cheque o período para a troca de óleo da suspensão dianteira, conforme a recomendação da montadora. A falta de ação e afundamento forte da frente da motocicleta em frenagens são indicativos de que algo pode estar errado.