Policial

Nem mesmo semáforo inibe acidentes em cruzamento no Centro

Acidentes são cada vez mais frequentes no cruzamento das ruas Paraná e Manoel Ribas

Cascavel – Nem mesmo o semáforo instalado há anos no local tem evitado os constantes acidentes de trânsito no cruzamento das ruas Paraná com Manoel Ribas, no Centro de Cascavel. Na terça-feira (25), mais duas pessoas ficaram feridas depois que o motociclista, identificado como Lucas André de Oliveira Flores, avançou o sinal vermelho e bateu em um Fiat Palio.

Segundo testemunhas, Lucas pilotava uma Yamaha Crypton pela Rua Manoel Ribas e não parou no semáforo.

“O acidente foi pelo mesmo motivo de sábado. O motociclista simplesmente não parou e bateu no carro. Por sorte ninguém morreu”, disse Leandro Turcatto, proprietário de um bar no cruzamento.

Além de Lucas, o passageiro, Jair Roberto Vanderlin também ficou ferido. Conforme Leandro, o principal motivo dos acidentes é a falta de atenção dos motoristas.

“Parece que as pessoas andam desligadas, distraídas. E claro, há falta de respeito com a sinalização”.

Ele comentou que, desde que assumiu o bar, já perdeu as contas de quantos acidentes já viu no local.

“Não são frequentes, mas tem vez que ocorre um atrás do outro”.

A solução, conforme o empresário, é tentar melhorar a sinalização.

“Infelizmente os motoristas só aprendem as coisas quando pesa no bolso. A sugestão que já dei a algumas pessoas é a instalação de um radar. Se ele ultrapassar o sinal e, dali uns dias, receber uma multa em casa, certamente não vai mais cometer a mesma infração”.

Outro ponto citado por ele é a troca do modelo de semáforo para o de três tempos.

“O que acontece é que esse sistema não dá um tempo para que o motorista conclua o cruzamento. Quando um lado fecha em menos de cinco segundos o outro abre”.

A reportagem de O Paraná pesquisou no relatório do Corpo de Bombeiros, que atende os acidentes na cidade, a quantidade de batidas registradas este ano no trecho. Porém, não existe nenhum mecanismo de pesquisa para cruzamentos.

O que é computado são os acidentes em trechos da Rua Paraná e da Manoel Ribas, na altura da esquina onde eles acontecem. Segundo os Bombeiros, até ontem, na Rua Paraná, 12 acidentes foram registrados e dois na Manoel Ribas.

(Com informações de Tissiane Merlak)