Policial

MPF investiga morte durante abordagem em aduana de Foz

O laudo do IML (Instituto Médico-Legal) que irá apontar a causa do óbito pode demorar até 40 dias

Foz do Iguaçu – O MPF (Ministério Público Federal) instaurou um inquérito para apurar o caso envolvendo Ademir Gonçalves Costa, de 39 anos, que morreu após abordagem na aduana da Receita Federal na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, no sábado à tarde. O laudo do IML (Instituto Médico-Legal) que irá apontar a causa do óbito pode demorar até 40 dias.

Ademir reagiu a uma abordagem de servidores da Receita, que precisaram utilizar a força para algemá-lo. Após ser imobilizado, ele foi levado para a cabine onde teria passado mal. Segundo a família, ele retornava de Cidade do Leste, onde trabalhava.

O corpo de Ademir foi encaminhado ao IML de Foz do Iguaçu, mas a necropsia preliminar não foi suficiente apontar a causa da morte. Por conta disso, amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas a Curitiba, onde um exame completo será realizado.

Em nota, a Receita Federal afirmou que Ademir “apresentava-se em estado alterado” e teria expelido “sangue e um pedaço de plástico pela boca”. “Novamente o Samu foi acionado, tendo sido relatada a mudança de quadro agressivo para de convulsão. Depois de constatado o óbito, a Polícia Federal foi acionada para realizar as perícias necessárias”, informou o órgão, em nota.

Familiares que fizeram a liberação do corpo afirmaram que Ademir apresentava sinais de hematomas. Eles alegaram ainda que os agentes da Receita Federal usaram spray de pimenta na abordagem, o que teria causado a morte já que, segundo eles, Ademir era alérgico ao produto.