Policial

Ministério da Justiça vende 28 toneladas de erva-mate apreendidas na Operação Narcobroker

Venda resultou na arrecadação de mais de R$ 35 mil e evitou o desperdício do produto usado para camuflar transporte de droga para o tráfico internacional

Ministério da Justiça vende 28 toneladas de erva-mate apreendidas na Operação Narcobroker

A Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) realizou, por meio de uma parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a venda de mais de 28 toneladas de erva-mate apreendidas na Operação Narcobroker, deflagrada em 2020 pela Polícia Federal nos estados do Paraná e de Santa Catarina. A venda ocorreu por meio do sistema eletrônico de comercialização da Conab.

Desde o final de 2019, o acordo de cooperação técnica firmado entre a Senad/MJSP e a Conab tem contribuído para realização de alienação antecipada de itens perecíveis apreendidos em processos criminais. A ação evita o desperdício de produtos encontrados em perfeito estado de conservação e que não tiveram contato direto com a droga, mantendo suas embalagens invioladas. O objetivo é o rápido aproveitamento de produtos para destinar, por meio da arrecadação dos leilões, recursos para o Funad (Fundo Nacional Antidrogas) e investir em projetos de segurança pública e de combate aos entorpecentes.

No ano passado, a Senad indicou, em parceria com o Conselho Federal de Administração, profissionais para gerenciarem empresas confiscadas na Operação Narcobroker. A ação viabiliza que os estabelecimentos continuem a executar suas operações legais, evitando prejuízos para funcionários e para a economia.

Além da apreensão de drogas, as forças policiais têm reforçado os trabalhos para desarticular financeiramente as organizações criminosas. O patrimônio apreendido, oriundo de crimes que envolvem tráfico de drogas, é vendido e o recurso é destinado ao Fundo Nacional Antidrogas, que financia políticas de segurança pública e de combate às drogas.