Policial

Megaoperação cumpre mandados no Paraná e mais sete Estados pela compra de testes de covid-19

São cumpridos 74 mandados de busca e apreensão na operação batizada de “Falso negativo”

Megaoperação cumpre mandados no Paraná e mais sete Estados pela compra de testes de covid-19

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) investiga superfaturamento de R$ 30 milhões na compra de testes de covid-19 pelo Governo do Distrito Federal. Uma megaoperação foi deflagrada nesta quinta-feira (02) no DF e em mais sete estados: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo. A ação tem o apoio da Polícia Civil de cada região.

Batizada de “Falso negativo”, a ação cumpre 74 mandados de busca e apreensão — o número informado inicialmente, de 81 mandados, foi corrigido. O laboratório e a farmácia Central da Secretaria de Saúde do DF são alguns dos alvos dos investigadores, além da sede da pasta, na Asa Norte. Buscas também são feitas nas residências de servidores.

A compra, com dispensa de licitação, foi feita por servidores da Saúde do DF. Há indícios de que o grupo trocou as marcas dos testes, usando uma de baixa qualidade, comprometendo o resultado dos exames.

Segundo o MPDFT, “existem fortes indícios de superfaturamento na aquisição dos insumos e ainda evidências de que marcas adquiridas seriam imprestáveis para a detecção eficiente do Covid-19 ou de baixa qualidade nessa detecção.” O somatório do valor das dispensas de licitação sob investigação supera o valor de R$ 73 milhões. O processo corre em sigilo.

São investigados os crimes de fraude a licitação, contra a ordem econômica, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.

No Paraná

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Paraná, cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Maringá (Norte-Central do estado), em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) e na capital. A ação é realizada em apoio à Operação Falso Negativo, do Ministério Público do Distrito Federal.

Os mandados no Paraná foram cumpridas em três empresas e nas residências de seus sócios, investigados por possíveis crimes contra a ordem econômica (cartel), fraudes a licitação, lavagem de ativos, organização criminosa e corrupção ativa e passiva em contratos com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal para comercialização de testes rápidos de sangue para detecção do coronavírus.

A operação acontece simultaneamente em oito unidades da Federação: além do Paraná e do Distrito Federal, também em Goiás, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.

🎙️Procurador de Justiça Leonir Batisti, coordenador estadual do Gaeco no Paraná fala sobre os mandados cumpridos no Paraná no âmbito da Operação Falso Negativo:

Matéria atualizada às 9h41.

 

Fonte: Metrópoles