Opinião

Mecânica automotiva também é coisa de mulher

Thais Roland, uma apaixonada por carros desde criança

Mecânica automotiva também é coisa de mulher

 

 

As mulheres são muitas no trânsito nacional, conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran): até março do ano passado, elas figuravam com 35% do total de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) válidas no País. Eram 25,8 milhões de motoristas mulheres circulando por aí e transitando com cuidado: a maioria dos acidentes jamais teve mulheres na condução. Em 90% dos episódios registrados em 2020, segundo o Denatran, todos tiverem homens como responsáveis. No entanto, nem todas as mulheres habilitadas sabem trocar pneu furado, verificar o óleo ou acabam por não saber a razão do farol deixar de funcionar.

Uma loja de veículos de Curitiba/PR decidiu dar uma forcinha para elas neste mês dedicado às mulheres! No fim de março, um Plantão de Dúvidas será aberto para acabar de vez com todas as angústias de quem ama dirigir, mas pouco entende de mecânica. A ideia, garante a organização, não é capacitar ninguém profissionalmente, mas resolver as principais dificuldades das mulheres motoristas que já passaram apuros – ou jamais querem passar.

“As mulheres não podem ficar dependendo de seus maridos, dos companheiros ou de qualquer outro homem quando o assunto é carro. Elas podem e devem conhecer seu veículo, tendo autonomia e conhecimento para enfrentar desafios e viver com tranquilidade uma longa viagem, por exemplo, ou simplesmente a rotina de um trânsito mais complexo”, diz Ramon Lemes, gestor de Marketing. “No Plantão de Dúvidas, vamos ajudar com informações básicas sobre o carro, mas importantes, especialmente na correria do cotidiano”.

A ação, batizada de “Bellas na Direção”, traz uma convidada especial. Formada em Ciência da Computação, Thais Roland trabalhou por quase 15 anos com redes de computadores e, entre os anos de 2009 e 2010, acelerou em direção ao seu próprio encontro. “Sou apaixonada por carros desde criança! Amava passar as tardes com meu avô arrumando os carros da família, dos vizinhos e de amigos. Em 2008 fui ao meu primeiro Salão do Automóvel sozinha e criei o blog pra me aproximar dessa paixão”, conta. Logo veio o primeiro curso, o planejamento, a oficina. “Nunca mais voltei pra um escritório!”, sorri.

Thais trocou os computadores pelos motores: Plantão de Dúvidas será com ela!

No Plantão, os questionamentos são vários e todos válidos, passando por dúvidas sobre deixar ou não o frentista mexer no carro até o melhor óleo para o motor. Thais vem com entusiasmo para o Plantão de Dúvidas e cheia de vontade de quebrar tabus. “A gente começa falando de revisão de rotina e manutenção preventiva, pra quebrar o gelo e depois engata nas dúvidas”. A técnica em Manutenção Automotiva e produtora de conteúdo, empoderada, garante: mecânica é divertida e nada tem a ver com masculinidade.

Lugar de mulher

O mês de março, emblemático para a luta feminina, merece alguns números históricos: foi apenas na década de 1930 que a primeira brasileira tirou sua “carta”; em 1960, ainda haviam anúncios que brincavam com a competência das mulheres na direção; até 2018, a Arábia Saudita proibia mulheres de dirigir.

 

SERVIÇO

Sobre a BellosCar, conheça mais visitando o site: https://www.belloscar.com.br/

A ação do Plantão de Dúvidas é gratuita, mas têm inscrições limitadas. Para saber mais, acesse: https://www.sympla.com.br/evento/plantao-de-duvidas-sobre-mecanica-basica-para-mulheres-com-thaisfr/1499616

Plantão de Dúvidas sobre Mecânica Básica para Mulheres

26 de março, 9h e 18h, Espaço Bello’s, Curitiba/PR

 

 

Crédito: Divulgação