Opinião

Mais que futebol!

Mais que futebol!

“Utilizando o futebol como ferramenta de transformação social, o projeto FCC tem como objetivo investir no futuro e na formação de crianças e jovens do nosso município. Além disso a ação busca levar também valores como o da disciplina, o valor da família e a importância de Deus. Diante desses pilares a diretoria do Futebol Clube Cascavel em parceira com Atletas de Jesus, que desenvolve os trabalhos começou a colher os primeiros frutos vindos da Fábrica Cascavelense de Cidadãos”.

O texto inicial é um trecho da matéria especial nas páginas 6 e 7 sobre a temporada 2021 do FC Cascavel. Com 13 anos de fundação, a “Serpente Aurinegra”, como a equipe é carinhosamente chamada pela torcida, chegou ao vice-campeonato estadual, levando o nome de Cascavel ao topo da elite do Futebol do Paraná novamente a uma decisão depois de 41 anos do título que a “primeira serpente” dividiu com saudoso time do Colorado em 1980.

Em sua trajetória a equipe do FC Cascavel tem conquistado mais que “pontos na tabela”. É rotineiro encontrar as cores e o brasão da equipe pelas ruas da cidade. A Serpente Aurinegra é recordista na venda de camisetas, tanto pela visão empreendedora da diretoria, como pela tradição esportiva que volta a se firmar na cidade. A participação no Brasileiro da Série D e na Copa do Brasil, além do estadual, tem movimentado a cidade durante boa parte do ano e o trabalho com as categorias de base e os projetos sociais desenvolvidos pela equipe articulam toda sociedade além das quatro linhas do campo.

O esporte, sem dúvida, é uma grande ferramenta de desenvolvimento. Além das questões de saúde física e caráter, especialmente, estimulando crianças, adolescentes e jovens à boa conduta, movimenta diversos setores da economia local. A boa performance da equipe nas temporadas de 2020 e 2021, tem atraído a atenção da cidade como um todo, com torcedores aderindo à massa aurinegra e também investidores.

Para 2022, a diretoria do FC Cascavel tem projetos mais ousados de crescimento e avanço nas conquistas. E, sem dúvida alguma, a proposta mais ousada que se pode ter é a de forma cidadãos, como se propõe o Projeto FCC (Fábrica Cascavelense de Cidadãos). As conquista desta “fábrica” fazem diferença no presente e solidificam um futuro bastante promissor muito além do futebol.