Policial

Jovens de 20 a 29 anos representam quase 40% das vítimas de acidentes

Das 2.26 vítimas atendidas pelo Siate na cidade, 976 estavam nesta faixa etária

Cascavel – Os jovens estão entre as principais vítimas de acidentes de trânsito em Cascavel. Segundo levantamento feito junto ao Corpo de Bombeiros, 37% das vítimas atendidas pelo Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) neste ano tinham entre 20 e 29 anos.

De janeiro até sexta-feira (2), os socorristas atenderam 2.626 vítimas de acidentes de trânsito. Destas, 580 tinham entre 20 e 24 anos. Outras 396 vítimas estavam na faixa etária dos 25 a 29 anos. Dos 15 aos 19 anos foram 331 pessoas, o que representa 13%. Já dos 30 aos 34 anos foram 280 vítimas – 11% do total.

Um dos principais fatores que pode ser destacado é a irresponsabilidade. Grande parte dos acidentes envolvendo jovens ocorre pelo excesso de velocidade, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas.

“Dentre os principais fatores podemos citar a imaturidade no trânsito, uso de bebida alcoólica. Excesso de confiança, excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas também influenciam. Em geral, a irresponsabilidade faz com que esse número seja alto”, afirma a tenente Marcela Schwendler, do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Cascavel.

Para o gerente da Divisão de Fiscalização de Trânsito da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), José Valdecir Martins, o fato de os jovens serem mais ativos pode contribuir para que eles se envolvam em mais acidentes.

“Dos 20 aos 29 anos as pessoas são mais ativas. Vão para festas, bebem e acabam se envolvendo em acidente. A partir dos 30, a pessoa passa a ter mais responsabilidade. E o jovem sempre tem mais pressa”, comenta.

Martins destaca que apesar de a companhia não ter projetos de conscientização específica para jovens, estes motoristas também são alvos de ações de fiscalização da Cettrans.

“São ações de maneira geral, porque, independente da idade, estes jovens são condutores habilitados e são focos das nossas ações”, finaliza o gerente.

Outros números

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, crianças e adolescentes até 14 anos representam apenas 6% das vítimas de acidentes. Já entre os adultos, dos 35 aos 39 anos, são 9% – foram 228 vítimas. De 40 a 44 anos foram 170 pessoas (6% do total), enquanto dos 45 aos 49 anos foram 140 vítimas (5%). Pessoas com 50 anos ou mais representam 13% das vítimas atendidas pelo Siate.