Educação

Jornada Integrada de Psicologia trará nomes de referência

Daniela Schneider, Ana Bock, Cristina Fukumori, Rafael Siqueira de Guimarães e Eliane Maio estão confirmados

Em palestra na Unipar, Ana Mercês Bahia Bock é convidada novamente para Jornada
Em palestra na Unipar, Ana Mercês Bahia Bock é convidada novamente para Jornada

A 1ª Jornada Integrada dos cursos de Psicologia da Unipar já tem uma programação definida e conta com nomes de peso. O evento será on-line, via Youtube (canal da Unipar), envolvendo os cursos de Cascavel, Umuarama e Francisco Beltrão (de 28/09 a 2/10). A inscrição é gratuita e em breve estará disponível no site www.unipar.br, no link eventos.

“O Segredo da Tartanina” é o tema da palestra de abertura, com a professora Cristina Fukumori Watarai, autora do livro. Sua obra é utilizada como estratégia para atendimento psicológico e na prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes.

Outro assunto em pauta é “Gênero, sexualidade e educação”, que será proferido pela Dra. Eliane Rose Maio, professora da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Autora de livros, a docente atua com questões relacionadas a psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade.

Com seu olhar artístico, o Dr. Rafael Siqueira de Guimarães foi convidado para ministrar a palestra “Cozinhar a Psicologia com os desafios da colonialidade”. Ele é artista, professor, psicólogo, produtor cultural e ativista.

Referência em psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social, Dra. Ana Mercês Maria Bock novamente foi convidada para compartilhar seus conhecimentos com acadêmicos, egressos e docentes da Unipar. Este ano, o tema abordado será “E a Psicologia como fica? Para onde vai? – perspectivas e desafios para os próximos anos”.

Para o encerramento da Jornada, está confirmada a presença da Dra. Daniela Ribeiro Schneider, para falar sobre “A clínica existencialista e os paradoxos da contemporaneidade”.

Ela é professora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado), integra a diretoria da Brapep (Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde) e é membro do GT Drogas e Sociedade da ANPPEP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia).