Educação

Investimento em robótica permite um novo momento da educação em Cascavel

Os equipamentos irão beneficiar cerca de 8 mil alunos e o investimento é superior a R$ 1,7 milhão

Investimento em robótica permite um novo momento da educação em Cascavel

Cascavel – Equipamentos de robótica passam a fazer parte do material didático de 20 escolas municipais de Cascavel. Em solenidade realizada na manhã de ontem na Escola Professora Gladis Tibola, o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini, entregaram equipamentos que irão beneficiar cerca de 8 mil alunos. O investimento é superior a R$ 1,7 milhão. “A robótica atrai a criança, desenvolve e mentalidade e o desenvolvimento do aluno”, diz o prefeito.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, ressaltou que, com essa conquista, os instrutores de informática podem trabalhar um novo momento da educação em Cascavel. “A escola pública tem obrigação de dar condições para que os profissionais possam trabalhar o desenvolvimento dos alunos. Tecnologia e sustentabilidade são os grandes eixos do currículo na educação de Cascavel”, enfatiza.

Marcelo da Silva, coordenador de robótica do Município de Cascavel, lembrou que a pandemia enalteceu a importância da metodologia na escola: “Nunca as habilidades em tecnologia ficaram tão evidente. Queremos preparar nossas crianças para o futuro, fazendo que elas possam observar problemas e tenham meios de fazer isso”.

 

Equipamentos

Cada um dos 20 laboratórios recebe equipamentos como cortadora a laser, impressora tridimensional, kits de robótica e de eletrônica pedagógica, mas material didático, incluindo os livros para os professores, com suporte em pensamento computacional, matemática das estruturas e demais fundamentações teóricas, e os cadernos de atividades para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Com o laboratório de robótica, os alunos passam a ter aulas teóricas e práticas que incentivam o desenvolvimento do pensamento computacional, inovação e criatividade.

Ao todo, um terço das escolas municipais está sendo beneficiando. A meta para a gestão é chegar a todas as escolas da rede.