Policial

Investimento em fiscalização

Em Cascavel, no perímetro urbano as ações educativas são realizadas pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito). Mas outras forças de segurança também se envolvem em ações educativas de trânsito.

E, de acordo com o presidente da Companhia, Alsir Pelissaro, houve mais empenho em investimento em infraestrutura de trânsito e fiscalização. “Em janeiro, tivemos dificuldades com ações porque nosso pessoal está de férias por conta do período de férias das escolas. Mas, agora em fevereiro, com as escolas em funcionamento, são intensificadas as ações bloqueio, as ações com bafômetro, as da campanha Drink Premiado, em parceria com a PRF e outras forças de segurança. Estamos fazendo remanejamento de alguns radares dos locais em que eles já cumpriram o cunho educativo para outros pontos, para fiscalizar o excesso de velocidade, dentre outras” explica.

As estatísticas contabilizadas pela Cettrans, assim como as do Corpo de Bombeiros [leia mais na página 19], diminuíram. Segundo a Cettrans, em janeiro deste ano foram 213 acidentes, porém, com quatro mortes, o que significa que foram colisões com mais gravidade do que no ano passado: 233 acidentes foram registrados no mesmo período de 2017, com duas vítimas fatais.

Multas e frota

O registro de multas por excesso de velocidade também apresentou queda: em janeiro de 2017 foram 2.331 casos de excesso de velocidade, flagrados pela fiscalização eletrônica. Já em janeiro de 2018, foram 2.075 multas.

Em contrapartida, a frota de veículos também aumentou na cidade: em 2016, eram 215.087. No ano passado, esse número cresceu para 221.484. “Nosso fluxo de veículos também cresceu, em 13%, considerando os automóveis que vêm de fora da cidade. Um fluxo muito intenso de carros dividindo o mesmo espaço”, comenta Alsir.