Educação

Início das aulas presenciais na rede municipal é adiado em Cascavel

Secretaria de Educação informa que nem todos os pais e responsáveis entregaram a Declaração de Compromisso

Início das aulas presenciais na rede municipal é adiado em Cascavel

A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel decidiu nesta quinta-feira (18) pelo adiamento do cronograma das atividades presenciais nas Escolas Municipais.

As datas previstas para o retorno no sistema híbrido começavam pelas turmas de 5º ano e era a próxima segunda-feira (22), no entanto foi transferida para o dia 24 de fevereiro.

O motivo é o atraso, por parte de pais e responsáveis, para devolver às instituições de ensino as “Declarações de Compromisso”, que devem ser preenchidas e assinadas.

Com a mudança, as turmas de 4º ano vão retornar no dia 1º de março.

Para o dia 8 de março está programado o retorno das turmas de 3º e 2º ano e dia 15 de março 1º ano e Pré-escola.

Na tarde desta quinta-feira (18) às 16h, na Semed, a secretária Marcia Baldini estará à disposição para uma entrevista coletiva detalhando o novo cronograma.

Remoto ou presencial

Dois modelos de Declaração de Compromisso foram disponibilizados para as famílias que definiram pela volta dos filhos às escolas e outra para aquelas que preferem permanecer com as atividades remotas.

Na primeira, o responsável pelo aluno assina que está ciente dos riscos de transmissão comunitária, dos protocolos de segurança necessários durante a pandemia, dos riscos que envolvem o retorno presencial e também da necessidade de comunicar e afastar o aluno em caso de sintomas ou de familiar da mesma casa doente, entre outros apontamentos necessários para um retorno presencial seguro.

Já os pais que optarem por manterem os filhos no sistema remoto devem assinar a declaração de que estão cientes da obrigatoriedade de retirar e devolver as atividades, e ainda que deverá auxiliar o aluno nas atividades remotas e que em caso de mudança de opinião deverá comunicar primeiramente a escola sobre a intenção de levar o aluno presencialmente, para que a unidade possa se organizar.