Educação

Iniciativa solidária: alunos de Psicologia da Univel realizam projeto para ajudar famílias da Cootacar

UNIVEL - A campanha solidária tem o objetivo de fazer a diferença na vida das famílias 

Iniciativa solidária: alunos de Psicologia da Univel realizam projeto para ajudar famílias da Cootacar

Os acadêmicos do curso de Psicologia do  Centro  Universitário de Cascavel – Univel iniciaram uma campanha para arrecadar caixas de leite e ajudar as famílias da Cootacar (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Material Reciclável).

A professora Lucimaira Cabreira explica que os alunos, além de atuarem na Cootacar realizando estágio, tiveram a iniciativa de realizar a campanha. “Essa campanha de arrecadação de leite longa vida é destinada às famílias que compõem a Cootacar, principalmente com crianças pequenas. A Cootacar é um campo de estágio nosso e, em uma ação solidária, os alunos, sendo conhecedores da história e da vulnerabilidade dessas famílias, planejaram a arrecadação e foram em busca de parcerias”, conta a professora.

Acadêmica de Psicologia, Daiane Ossovski conta mais sobre como a turma organizou a ação: “Enquanto acadêmica, é muito satisfatório poder fazer parte desse projeto que faz a diferença na vida das pessoas, podendo também colocar em prática os conteúdos estudados em sala. Mesmo com todas as limitações, a equipe toda está muito engajada com a divulgação e a busca por parcerias para que as doações sejam um sucesso. Também serão montados kits de higiene pessoal e entregues para os idosos, junto com cartinhas de incentivo para continuarem tomando os devidos cuidados. E, com o objetivo de abranger um número maior de doações, o grupo teve a ideia de fazer parceria com um supermercado da cidade, que disponibilizou um espaço em todas as unidades para receber as arrecadações”, conta Daiane.

Para a coordenadora do curso de Psicologia da Univel, Dra Caroline Buosi Velasco, o psicólogo tem um papel primordial na adaptação da nova rotina de vida que a pandemia trouxe e os alunos estão vivendo isso na prática, através do estágio. “Essa pandemia traz para nós a necessidade de muitas adaptações em nosso comportamento e mudanças na rotina de vida. A psicologia está diretamente relacionada ao nosso repertório de comportamento, a como agimos, nos organizamos diante das rotinas que tínhamos para uma nova realidade. Então, eles estão atuando em vários grupos, para que possamos minimizar os efeitos da pandemia na vida dessas pessoas”, explica Caroline.

O projeto dos acadêmicos faz parte do estágio da disciplina de Psicologia Social Avançada e as doações podem ser entregues nos Supermercados Irani em Cascavel ou na sede da cooperativa, que fica na Rua Manaus, 1.524 (antigo Ecolixo), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.