Opinião

Informe da redação: posse na Amop, fundo de participação dos municípios e renúncia no PDT

Confira o informe da redação desta sexta-feira

Informe da redação: posse na Amop, fundo de participação dos municípios e renúncia no PDT

Paranhos toma posse hoje

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, bem como demais prefeitos que compõem a chapa Do Oeste para o todo o Paraná, aclamada por unanimidade de votos em assembleia realizada no dia 22 de janeiro, em Cascavel, serão empossados como a nova diretoria da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) nesta sexta-feira (29), em solenidade agendada para as 9h30, na sede da entidade municipalista oestina. O mandato é de um ano. Por conta de restrições impostas pela pandemia, o evento terá presença limitada de participantes. O primeiro vice-presidente será o prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak, o Kabelo, e o segundo vice, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

 

Desenvolve Paraná

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná), o Sebrae e o governo do Paraná se reuniram para debater a realização do Congresso dos Municípios e dos encontros regionais que serão promovidos por meio da parceria desenvolvida entre as organizações. Os encontros regionais fazem parte do projeto Desenvolve Paraná, que objetiva proporcionar aos municípios do Estado ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas, por meio do trabalho em rede.

 

FPM

Os municípios brasileiros receberão nesta sexta-feira, 29 de janeiro, R$ 3,2 bilhões referentes ao terceiro decêndio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Cada município recebe parte do fundo, a partir do coeficiente correspondente. Ao considerar o acumulado de 2021, o total repassado aos municípios desde o início do ano teve crescimento de 20,76% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) em relação ao mesmo período de 2020.

 

Auxílio consecutivo

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que prorroga o auxílio emergencial até 30 junho de 2021. O chamado “auxílio emergencial consecutivo” prevê o pagamento de até seis parcelas mensais de R$ 600 ao trabalhador informal em virtude da pandemia de covid-19. O auxílio emergencial terminou oficialmente em janeiro de 2021.

 

Estado de calamidade

Em conjunto com o projeto que prorroga o auxílio emergencial, está a proposta que prorroga até 30 de junho de 2021 o estado de calamidade pública, por conta da continuidade da emergência de saúde pública relacionada ao novo coronavírus.

 

Pacheco renuncia

O deputado estadual Marcio Pacheco renunciou à presidência do PDT de Cascavel. A saída ocorre pouco mais de dois meses após a derrota nas urnas, às quais Pacheco disputou com candidatura solo, sem apoio de outras siglas.

 

Quem assume?

A comissão provisória de Cascavel fica sob o comando de Sadi Bodanese, mas deve haver nova escolha em breve. Como Fernando Hallberg não conseguiu se reeleger, o partido tem apenas uma cadeira na Câmara de Cascavel, o vereador Serginho Ribeiro.

 

Exonerado

O vice-presidente Hamilton Mourão disse no fim da tarde dessa quinta-feira que decidiu exonerar o chefe de sua Assessoria Parlamentar, Ricardo Roesch Morato Filho. A demissão será publicada nesta sexta (29) no Diário Oficial da União. As informações são do Antagonista, que ontem divulgou conversa de WhatsApp do assessor de Mourão com deputado sobre eventual impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Nos prints, Ricardo diz que vem conversando com “assessores de deputados mais próximos”, pois “é bom estarmos preparados”. Mourão não acreditou na versão do assessor de que seu celular teria sido hackeado: “Será exonerado”.