Opinião

Informe da Redação: Doria Renuncia, Moro no União Brasil

Informe da Redação: Doria Renuncia, Moro no União Brasil

 

 

Doria Renuncia

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou durante pronunciamento ontem (31), no Palácio dos Bandeirantes, que vai manter sua pré-candidatura à Presidência da República pelo partido. Ele deixou o governo do estado e o vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), vai assumir e se candidatar ao cargo no estado.

 

Moro no União Brasil

O ex-juiz federal e pré-candidato a presidente da República, Sergio Moro, deixou o Podemos e se filiou ao União Brasil. O ex-ministro resolveu aceitar o convite de Luciano Bivar, presidente nacional da UB, contudo, com a decisão, Moro também não deve mais concorrer a presidência, mas sim um cargo à Câmara Federal.

 

Troca de Ministros

Foi publicado no Diário Oficial da União a saída de nove ministros e a nomeação de seus respectivos sucessores. A saída é motivada pelas disputas eleitorais de outubro.

 

Quem sai?

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo de São Paulo dá lugar ao secretário-executivo da pasta, Marcelo Sampaio. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, pré-candidato a deputado federal por São Paulo, deu lugar ao secretário de Inovação da pasta, Paulo Alvim.

 

Quem sai II?

O ministro do Trabalho e Previdência, Onix Lorenzoni, que vai tentar ser governador no Rio Grande do Sul, deu lugar ao presidente do INSS, José Carlos Oliveira. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que vai concorrer ao Senado pelo Mato Grosso do Sul, saiu para a entrada do secretário-executivo da pasta, Marcos Montes.

 

Eleições Amop

Durante a Assembleia Geral da Amop, realizada ontem (31), os prefeitos da entidade municipalista elegeram o prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak, o Kabelo, como o novo presidente da Amop, em substituição ao prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. O primeiro vice-presidente é o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e o segundo vice-presidente é o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber.

 

Encontro dos prefeitos

Prefeitos e vice-prefeitos das 399 cidades do Paraná estarão em Foz do Iguaçu nos dias 4 a 6 de maio no Governo 5.0 – encontro coordenado pela Associação dos Municípios do Paraná. O evento possibilitará aos gestores, secretários e técnicos dos municípios conheçam os projetos e programas do governo e do Sebrae que interagem com as modernas práticas de governança municipal, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU.

 

Bancada Reforçada

O Partido Social Democrático (PSD) do Paraná, partido do governador Ratinho Junior, ganhou novos reforços. Depois de filiar seis deputados estaduais no último dia 22, a legenda filiou mais cinco parlamentares: Tercílio Turini, Adelino Ribeiro, Evandro Araújo, Pedro Paulo Bazana e Rodrigo Estacho. Com isso, a bancada da sigla na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) passa a contar com 15 deputados.

 

Passaporte da Vacina

O presidente da, deputado estadual Ademar Traiano (PSD) incluiu o projeto de Lei 655/21 na pauta da próxima sessão ordinária que será realizada na segunda feira (4), às 14h30. O projeto tem como objetivo proibir a criação de uma passaporte da vacina no em todo território do Estado do Paraná.

 

Paulo Martins no PL

O presidente da executiva do PSC no Paraná, o deputado federal, Paulo Martins, deve trocar o PSC pelo PL do presidente Jair Bolsonaro, para disputar