Opinião

Informe da Redação: Dória Fora, Simone Tebet

Informe da Redação: Dória Fora, Simone Tebet

 

Dória Fora

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou sua desistência à pré-candidatura presidencial. Ele não resistiu à pressão da cúpula do PSDB, que decidiu, na semana passada, apoiar o nome de Simone Tebet (MDB) para a cabeça de chapa.

 

Simone Tebet

Após o anúncio da desistência de Dória, a pré-candidata à presidência da República Simone Tebet (MDB) afirmou, por meio de uma nota distribuída à imprensa que João Doria (PSDB) “nunca foi adversário” e reafirmou o convite para compor uma aliança com os tucanos.

 

Senado Federal

De acordo com informações, agora, o partido discute a possibilidade de Doria assumir a vaga de vice na chapa de Simone ou mesmo a possibilidade disputar o Senado Federal por São Paulo.

 

Federações Partidárias

O dia 31 de maio é a data final para que as federações partidárias, que pretendam participar das Eleições Gerais de 2022, obtenham o registro do estatuto no TSE. A reunião de partidos em federações foi estabelecida pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021 para permitir que as legendas atuem de maneira unificada em todo o país.

 

Imposto de Renda

Faltando 7 dias para o fim do prazo, a Receita Federal ainda aguarda 9 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022. Até ás 11h de ontem (23) foram 25.094.079 documentos entregues – pouco mais de 73% das 34,1 milhões de declarações esperadas este ano. O prazo para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio.

 

Parcelamento de Dívidas

O prazo para micro e pequenas empresas parcelarem suas dívidas pelo Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional, o Relp, termina em 31 de maio. Até a última sexta-feira (19), mais de 100 mil empresas já haviam aderido ao programa disponibilizado pela Receita Federal.

 

Crescimento

Os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação estão em amplo crescimento em Foz do Iguaçu, conforme aponta o relatório do Observatório Econômico Municipal. Em 2021, foi registrado um crescimento recorde de 35%, o maior desde 2017, gerando mais de R$ 22 milhões em valores arrecadados.

 

Lote Social

Os membros do Conselho Municipal de Urbanismo de Toledo aprovaram o partido urbanístico do loteamento que abrigará os imóveis assistidos pelo Lote Social, programa que visa facilitar o acesso de famílias cadastradas em programas habitacionais do município, por meio da venda de terrenos a baixo custo.

 

Homenagem

A Amic-PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) foi homenageada na Câmara de Cascavel. A Moção de Aplausos, reconheceu os relevantes serviços prestados pela entidade, fundada em 25 de maio de 1984. A presidente da associação, Sonia Regina Spengler Xavier, e o vice-presidente, João Valdenir Schemberg, estiveram na Casa de Leis, acompanhados por outros membros da Diretoria e colaboradores da entidade.

 

Monitoramento I

As unidades penais do Paraná passarão a ser monitoradas por aeronaves remotamente pilotadas – RPAS, também conhecidas como drones. Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio do Deppen (Departamento de Polícia Penal), e entregues ontem (23). O investimento é de R$ 1,2 milhão.  Ao todo, 21 equipamentos atuarão no monitoramento aéreo de 35 unidades penais.

 

Monitoramento II

O GOAP (Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias) desenvolveu um Manual Operacional e Procedimentos Operacionais Padronizados, que será padrão em todo o Estado. Segundo o policial penal Vinicius Vieira Pedroso, a grade de formação de operadores já foi elaborada e os cursos devem iniciar em breve. Por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Paraná (Espen), 132 policiais penais de diferentes regiões serão habilitados para operar as RPAS.