Opinião

Informe da Redação

 

 

 

90 anos

Para marcar os 90 anos da Justiça Eleitoral, o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) está disponibilizando, em formato digital, um livro comemorativo sobre o tribunal paranaense. A obra foi produzida de forma colaborativa pelas servidoras e servidores da instituição. O trabalho contempla registros como a notícia da instalação do TRE-PR em 9 de junho de 1932. Ainda é possível conhecer as mudanças que aconteceram no Tribunal durante os períodos que marcaram o Brasil e o Paraná nas últimas nove décadas. Para baixar o arquivo, basta acessar o portal www.tre-pr.jus.br.

 

Novo comando

E, desde ontem (1º), em cerimônia realizada na sede do Tribunal, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura assumiu a presidência da Justiça Eleitoral do Paraná e o desembargador Fernando Wolff Bodziak, a vice-presidência e corregedoria.

 

Mandato

O mandato será de dois anos e os novos dirigentes vão conduzir o processo eleitoral de 2022. A nova cúpula foi eleita pela Corte do TRE-PR em 25 de novembro do ano passado, dentre os desembargadores indicados pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 12 de novembro.

 

Pacote Bilionário

A Copel estará presente na 34ª edição do Show Rural Coopavel. Em seu estande, a concessionária terá informações sobre os programas que estão sendo executados como parte do pacote de R$ 1,634 bilhão em investimentos previstos para o ano de 2022.

 

Investimentos

Mais de um quarto desse valor será aplicado na construção de novas subestações e linhas de distribuição que vão tornar o sistema elétrico do Paraná mais robusto. O investimento previsto em 19 subestações soma R$ 437 milhões. Das 19, 13 devem ser entregues ainda em 2022, três no ano que vem e três em 2024. Esses empreendimentos vão beneficiar municípios de todas as regiões do Estado.

 

Universidades Públicas

O Tribunal de Contas do Paraná indicou prazo de 90 dias para que as sete universidades públicas do Estado implementem medidas para melhorar o controle interno sobre a realização de conciliações bancárias. Os procedimentos consistem na comparação entre a movimentação financeira de contas correntes e escrituração contábil.

 

Beto Richa

O ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) disse que irá retornar ao cenário político. Em entrevista para Rádio Banda B, de Curitiba, Beto afirmou que ainda não ter um cargo já definido para este retorno, contudo, a tendência é de que o ex-governador seja candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados.

 

Repúdio I

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados divulgou, nesta semana, nota de repúdio à cassação do mandato da vereadora Gertrudes Bernardy (MDB), presidente da Câmara de Ivaiporã, região norte do Paraná. A cassação foi aprovada no último dia 26 de janeiro pela comissão processante, após denúncia de uma festa de aniversário realizada durante a pandemia, em 17 de junho de 2021, quando foi comemorado o aniversário de Gertrudes e outros sete funcionários.

 

Repúdio II

“De acordo com informações dos advogados de defesa, o processo está

eivado de várias nulidades, visto que a comissão processante intimou a vereadora na primeira semana de janeiro de 2022 pautada em atos infundados sem qualquer razoabilidade, tendo deliberadamente prejudicado a vereadora por não lhe dar tempo hábil de preparar sua defesa”, diz trecho da nota divulgada pela Secretaria da Mulher.

 

“Ato abusivo”

“Lamentamos e repudiamos o ato de cassação praticado pela Câmara de Ivaiporã, no estado do Paraná. Entendemos que a cassação foi um ato abusivo, e que pode ser caracterizado como perseguição política de gênero, indo de encontro ao que dispõe a Lei 14.192/21, que estabelece regras para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher”, continua a nota.