Opinião

Informe da Redação

 

 

Líder de Governo

No início da semana se especulava nos corredores da Câmara de Cascavel que o novo Líder do Governo Paranhos no Legislativo seria o vereador Dr. Lauri Silva (Pros) ou Edson Souza (MDB), contudo, durante a semana surgiram boatos de que o cotado para substituir Pedro Sampaio (PSC), que deverá assumir a secretaria de Esportes, é o vereador Celso Dal Molin (PL).

 

Dal Molin

Apesar dos boatos, Dal Molin nega que tenha havido alguma conversa nesse sentido entre ele e o prefeito Paranhos. Segundo Dal Molin, a expectativa que ele seja o comandante do PL em Cascavel, já que o deputado estadual Gugu Bueno deve deixar a sigla e migrar para o partido do governador Ratinho Junior (PSD).

 

Presidência do Comder

O médico veterinário Antônio Queiroz, foi eleito presidente do Comder (Conselho de Desenvolvimento Rural de Cascavel). Queiroz sucede o engenheiro agrônomo e diretor do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Vallini, que presidiu a entidade por três anos. O restante da diretoria do Comder é composta pelo vereador Soldado Jeferson como vice-presidente e o Antônio Zaror, da Fundetec, como secretário. O secretário Renato Segalla é o mobilizador.

 

Braço Direito

O Comder tem diversas funções. Entre elas estão, além de ser o braço direito da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura de Cascavel) a de incentivar a formação e manutenção de um banco de dados para subsidiar a demanda de informações sobre a produção rural; estabelecer prioridades para a política de desenvolvimento rural.

 

Amop

Foi realizada a 1° Assembleia Geral Ordinária da Amop em 2022. No encontro que participaram prefeitos e prefeitas da Amop, o secretário de Saúde de Cascavel Miroslau Bailak aproveitou a oportunidade para apelar para que os gestores não baixassem a guarda em relação a nova onda do coronavírus que está se alastrando pela região.

 

Desconto

Proprietários de residências em Toledo com obras edificadas até 31/12/2016 e que se encontram fora dos parâmetros dispostos nas leis de zoneamento podem regularizar sua situação e receber descontos de até 75% sobre a contrapartida devida ao município. Os critérios para a concessão do benefício constam em legislação e variam conforme o valor venal do imóvel. Para fazer jus ao desconto, o contribuinte deve procurar o Departamento de Aprovação de Projetos da Prefeitura de Toledo.

 

Escola de Governo

A Escola de Governo de Toledo, está preparando uma ampla programação de cursos voltados aos servidores em 2022. Até o momento, 18 cursos constam no catálogo do órgão: três estão em andamento, um já foi concluído, dois estão com datas definidas e 12 aguardam cronograma. O objetivo da Escola é aperfeiçoar o atendimento à população pelos servidores do Município.

 

Caso Triplex

A juíza da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, Pollyanna Alves, arquivou o caso do triplex do Guarujá, do ex-presidente Lula. “O STF declarou a incompetência territorial do Juízo da Seção Judiciária do Paraná para o processo e julgamento do nas ações penais, oportunidade em foi decretada a nulidade de todos os atos decisórios”, disse a magistrada. O caso foi motivo da sentença do ex-juiz federal Sergio Moro (Podemos), hoje pré-candidato do Podemos ao Planalto, que condenou Lula à prisão em 2018.