Opinião

Informe da Redação

Briga por “Cadeira”

Com a cassação deputado estadual Subtenente Everton, quem assumiria a vaga é o primeiro suplente Cassiano Caron, contudo, Caron saiu do PSL antes da fusão com o DEM, e agora, voltou e quer a vaga. Contudo, isso deverá levar a disputa para a Justiça Eleitoral do Paraná decidir quem será o proprietário do espaço, já que Felipe Juliani, segundo suplente, segue no partido.

 

Entrega

O Governo do Paraná, Ratinho Junior, realizou ontem (22) uma entrega de carros para reforço da Estratégia da Saúde da Família (ESF), em Foz do Iguaçu. Ao todo, 48 veículos foram doados aos nove municípios de abrangência da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. O governador formalizou a entrega em evento realizado no pátio do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, logo após a inauguração do Condomínio do Idoso da cidade.

 

Apagão e Privatização

A Alep debaterá na próxima segunda-feira (25), em parceria com o Senge e o Fórum em Defesa da Copel, a privatização da Eletrobrás, a crise hídrica e o risco de apagão no Paraná. A Audiência Pública foi proposta pelos deputados Goura (PDT) e Requião Filho (MDB) e terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia a partir das 10h.

 

Ocupação Bubas

A Ocupação Bubas é a maior ocupação urbana do Paraná e abrange uma área de aproximadamente 40 hectares, onde estão abrigadas, em condições precárias, mais de 1.800 famílias ou oito mil pessoas, em Foz do Iguaçu. A área foi alvo de pedido de reintegração de posse julgado improcedente, com decisão confirmada pelo TJPR. Agora, a Alep realizará uma Audiência Pública para debater a regularização da área. O evento será realizado na terça-feira (26), às 9h, de forma remota.

 

Aprovado

A Agência Nacional da Aviação Civil aprovou o Plano Diretor do Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, de Toledo. O deferimento consta na Portaria 6.083/2021 da autarquia. Com isso, o aeródromo, administrado pelo Município de Toledo, torna-se o quinto do Paraná a obter este documento – somente o Afonso Pena (Curitiba), o das Cataratas (Foz do Iguaçu), o Governador José Richa (Londrina) e o Silvio Name Júnior (Maringá) haviam conquistado tal anuência.

 

LDO Cascavel

A Câmara de Cascavel realiza na próxima segunda-feira (25), a audiência pública para debater as diretrizes orçamentárias para 2022. Entidades e a população poderão conhecer e discutir todos os aspectos da LDO para o exercício de 2022. A Comissão de Finanças da Câmara também abriu prazo para que os vereadores apresentem emendas à LDO até o dia 1º de novembro.

 

Casa do Estudante

O deputado Federal Hermes “Frangão” Parcianello confirmou que irá destinar uma verba de R$ 1 milhão de reais para a construção da Casa do Estudante Universitário, que será instalada no campus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) de Cascavel. A universidade agora aguarda a liberação dos recursos para, assim que possível, iniciar os trâmites para a construção das unidades da Casa do Estudante.

 

Apoio

A bancada paranaense no Senado manifestou solidariedade ao procurador da República no Paraná, Diogo Castor de Mattos, que foi punido com a pena de demissão pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por ter contratado, com recursos próprios, um outdoor em defesa da Operação Lava Jato, da qual foi integrante. “Conhecemos o itinerário percorrido pelo combativo procurador e declaramos respeito e apoio pelo trabalho desenvolvido, bem como por sua postura de seriedade, republicana e ética”, informou a bancada dos senadores paranaenses.