Opinião

Informe da Redação

 

 

General deixa Itaipu

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, comunicou ontem (25) seu pedido de exoneração do cargo, por razões pessoais. Ferreira ocupava o posto desde 7 de abril de 2021, sucedendo o general Joaquim Silva e Luna, então nomeado para a presidência da Petrobras. Todas as obras viabilizadas financeiramente pela Itaipu tiveram importantes avanços no período, como a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, a revitalização do Gramadão e diversas outras.

 

Liliam x Romulo

A vereadora Professora Liliam (PT), registrou um Boletim de Ocorrências contra o vereador Romulo Quintino (PSC), por conta de uma suposta fake news com intolerância religiosa produzida e divulgada pelo parlamentar do PSC. Além do registro do BO, a vereadora também realizará uma representação contra Romulo por conta da prática.

 

Liliam x Romulo II

A situação que gerou o registro da ocorrência foi porque Romulo divulgou um vídeo do ex-presidente Lula em um encontro com lideranças religiosas de matriz africana. No vídeo, que foi editado, aparece Lula falando a seguinte frase: “Estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim.” Entretanto, segundo Liliam, a fala não existiu e o vídeo foi editado.

 

Liliam x Romulo III

A equipe de reportagem do jornal O Paraná, entrou em contato com o vereador Romulo Quintino que não se manifestou sobre a situação até o fechamento desta edição.

 

Litro Fora

Como adiantado pela coluna na edição de ontem (25), o deputado estadual Paulo Litro entregou a carta de demissão do comando do PSDB do Paraná. Agora, Litro vai esperar a janela eleitoral de março para decidir o caminho a seguir à eleição deste ano, a tendência é de se filiar ao PSD ou Podemos.

 

Novo Presidente?

O candidato natural a assumir a presidência do PSDB no Paraná seria o presidente da Alep, Ademar Traiano, o segundo na hierarquia, contudo, ele também anunciou a saída do partido. Na linha sucessória a vaga pode ser ocupada pelo deputado estadual Micheli Caputo. Contudo, Beto Richa poderá assumir a posição ou entregar para algum aliado. A decisão deve ser tomada ainda esta semana.

 

Moro no União Brasil?

A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, admitiu que o ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro pode se filiar ao União Brasil.  Pelo acordo costurado, Moro seria candidato à Presidência da República pelo União Brasil, e o Podemos indicaria o candidato a vice. O nome da legenda para a chapa poderia ser o da própria Renata Abreu.

 

Podemos no Paraná

O movimento pode colocar uma pá de cal na reeleição do senador Alvaro Dias e transformar o Podemos no Paraná em um partido com pouca representatividade tanto na Assembleia Legislativa do Paraná como na Câmara Federal. No pacote ainda não se sabe se o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol irá seguir o mesmo caminho.

 

MDB com PSD?

Ontem o governador Ratinho Junior se reuniu com a Executiva Estadual do MDB e demais lideranças do partido, para um diálogo a respeito do futuro do Paraná. Durante o encontro, as lideranças do MDB foram convidadas pelo governador para ajudá-lo na condução política do Estado.

 

Relator

O conselheiro do TCE do Paraná Ivens Linhares foi escolhido, por sorteio, relator das contas do governador Ratinho Júnior, relativas ao ano de 2022. Ao TCE cabe emitir parecer prévio acerca das contas do governador, que depois é remetido à Alep para análise, discussão e votação. Ivens Linhares já foi relator das contas do Governo do exercício de 2015, de responsabilidade do governador Beto Richa.