Opinião

Informe da Redação

Cascavel 2050

O Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel) é comporto por 65 entidades e uma de suas missões é entender o que e como fazer para construir um município ainda melhor a todos. O Codesc é custeado pelo setor privado, sem interferência do setor público, tendo como missão estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios. E é esse objetivo embrionário do Projeto Cascavel 2050.

 

Estratégico

O “Cascavel 2050”é um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da cidade, com ações e resultados de curto, médio e longo prazo. Esse diagnóstico, amplo e detalhado contém índices, indicadores e estudos de políticas públicas de desenvolvimento municipal a serem implantados na cidade nos próximos anos.

 

Urban Systems

O Projeto Cascavel 2050 deverá ser elaborado pela Urban Systems, empresa com grande experiência nesse tipo de projeto. As etapas são diagnóstico, plano estratégico e plano de ação. A primeira etapa entregue, contemplou o diagnóstico, que foi custeado pelo Sebrae Cascavel. “Agora pretendemos dar continuidade no plano estratégico e no plano de ação e estamos buscando recursos para isto, o investimento total gira em torno de R$ 250 mil”, anunciou o presidente do Codesc, Alci Rotta Junior.

 

BPFRON

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou ontem (19) a ordem de serviço para a construção de um novo Batalhão de Polícia de Fronteira, BPFRON, em Marechal Cândido Rondon. O Governo do Estado destinou cerca de R$ 32,4 milhões para a obra. “A criminalidade no Paraná vem caindo drasticamente graças ao trabalho das nossas forças de segurança. Esse investimento vai ajudar a levar ainda mais segurança para as famílias do Paraná. É um planejamento estratégico para a segurança pública do Estado”, afirmou.

 

Base Integrada

E falando em segurança pública, a Câmara de Cascavel realizou reunião aberta para discutir estratégias para melhorar a segurança na região leste da cidade. A principal proposta debatida foi a implantação da chamada Base Integrada de Segurança Pública, integrada pela Rocam, BRFron e Guarda Municipal.  A região leste é composta por de 13 bairros e a reunião foi proposta pelos vereadores Sidnei Mazutti e Policial Madril, envolvendo autoridades municipais e estaduais do setor.

 

Previdência Municipal

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) está promovendo debate sobre a reforma e as leis relativas à Previdência que tramitam no Congresso Nacional e seu impacto sobre as contas dos municípios, bem como a formação de Consórcios Públicos para a consolidação e o financiamento dos Fundos Próprios de Previdência das prefeituras. Os municípios querem a querem a revisão e a renegociação dos débitos que estão estrangulando o caixa das cidades, em tempos de queda de receita e defasagem nos repasses do Governo Federal.

 

TV Assembleia

A FPF (Federação Paranaense de Futebol) apresentou à Assembleia Legislativa do Paraná proposta para transmissão na TV Assembleia do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da Primeira Divisão – temporada 2022. O assunto foi discutido ontem (19) e a proposta da FPF é para a transmissão ao vivo de uma partida por rodada, em dias e horários que não interfiram nas transmissões institucionais, a partir do sinal que será disponibilizado pela Federação.