Opinião

Informe da Redação

 

 

Ratinho e Alvado Dias?

Ao que tudo indica o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) e o Senador Alvaro Dias (Podemos) já selaram um acordo para a manutenção da aliança entre o Podemos e o PSD no Paraná. Com isso, o Podemos não deve lançar candidato a governador no Estado e apoiará a reeleição de Ratinho.

 

Combustíveis I

O consumidor de Cascavel está esperando alguma ação do Procon em relação aos preços praticados pelos postos de combustível. Em Umuarama, por exemplo, a ação do órgão já rendeu redução de alguns preciosos centavos no valor final dos combustíveis e “cuidado” com a qualidade. Lá, 43 postos foram notificados e 14 estão respondendo processo administrativo instaurado pelo Procon. Mais que discurso bem feito, o consumidor quer ver ação concreta e redução nos preços, além da qualidade comprovada e preservada do produto comercializado.

 

Combustíveis II

Enquanto o Procon anda “dormindo em berço esplêndido”, lucra quem pratica preço abusivo e as mecânicas que têm que socorrer motoristas que ficam na rua por conta das “misturas” que causam todo tipo de problema. E não adianta dizer que o órgão “precisa ser provocado”. O Procon tem que agir de forma proativa e preventiva para “defender os interesses do consumidor”. Afinal, não é para isso que órgão é sustentado pelo contribuinte?

 

Mais Obras

Será realizada hoje (15), às 9h, no auditório da Amop, a assinatura das autorizações de licitação para as obras de construção das novas instalações da Escola Romilda L. Wiebbelling e da reforma e ampliação da Escola Maria Tereza Abreu de Figueiredo, em Cascavel. A cerimônia conta com a presença do prefeito Leonaldo Paranhos.

 

LOA Cascavel

A Câmara de Cascavel aprovou em segundo turno de votação a última peça do orçamento municipal, que é construído em três etapas. Na Lei Orçamentária Anual (LOA), apresentada pela prefeitura através do Projeto de Lei nº 147 de 2021, para o exercício financeiro de 2022. A receita total estimada para o próximo ano é de R$ 1.547.000.000,00, proveniente especialmente da arrecadação de impostos e das transferências de recursos.

 

Auxílio Moradia

Com a aprovação em segundo turno do Projeto de Lei n° 156/21, que institui o “Auxílio Moradia” para famílias afetadas por desastres naturais em Cascavel, à expectativa é que amanhã (16) o prefeito Paranhos sancione a lei e também publique o decreto para regularização do Auxílio. O objetivo da Secretaria de Assistência Social é que até o natal as mais de 10 famílias que ficaram desabrigadas por conta de um incêndio no Município, passem as datas de festas já na casa nova.

 

Investimento

O DER realizou a sessão de lances do pregão eletrônico para contratar a elaboração de projeto e execução da obra de pavimentação da estrada que liga o município de Ramilândia a São Roque, distrito de Santa Helena, em uma extensão de 26,23 quilômetros. Serão beneficiados cerca de 47 mil habitantes dos quatro municípios. O valor arrematante foi de R$ 20.480.000,00, feito pela empresa Pavimentações e Terraplenagens Schmitt LTDA,

 

Toledo + Negócio

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, sancionou a Lei que institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Inovação de Toledo, o “Toledo é+Negócio!”. O programa tem o objetivo de fomentar políticas públicas do governo municipal de apoio à atividade econômica e à atração de investimentos, entre os projetos previstos, a isenção de impostos municipais em compra de imóveis, facilitação na obtenção de alvarás e desburocratização em diversos trâmites.

 

Reserva de Vagas

O Projeto de Lei nº 121/21, de autoria da vereadora Yasmin Hachem (MDB) de Foz do Iguaçu, de inserir mulheres vítimas de violência e população trans no mercado de trabalho foi aprovado por 11 votos favoráveis e 3 contrários na Câmara Municipal. A matéria fixa que nas licitações promovidas pela administração pública constem nos editais, cláusula que assegure reserva de vagas para egressos do sistema penal, mulheres vítimas de violência doméstica e transgêneros.