Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

Antipetismo vence

 

Pesquisa do Instituto FSB Pesquisa, encomendada pelo BTG Pactual, devidamente registrada na Justiça Eleitoral (código BR-09630/2022), divulgada no início da semana, mostra que o PT é o partido mais lembrado pelos brasileiros quando questionados sobre a legenda da sua preferência. preferência por uma agremiação política. 16% dos entrevistados disseram gostar mais da “sigla de Lula”. Mas, o PT também é o partido mais rejeitado, com 28% de rejeição. Outros 50% dos entrevistados disse não rejeitar nenhum partido e a maioria não tem nenhum partido de preferência (76%). Depois do PT, os mais rejeitados foram o PSOL e o “partido do Bolsonaro” – que é o PL, mas parte dos entrevistados não sabia -, ambos empatados com 7%.

 

Espontâneo

No cenário espontâneo da pesquisa de intenções de voto para presidente da República, Lula aparece com 38%, Bolsonaro com 27%, seguidos de longe por Ciro Gomes (4%), Moro (3%) e André Janones (1%). Dória, Felipe D’Ávila, Simone Tibet e Eduardo Leite não pontuaram; 7% não vota em nenhum, 4% optou por branco/nulo e 15% não soube ou não quis responder.

 

Estimulado

Já com a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, no cenário estimulado, Lula aparece com 43% das intenções. Bolsonaro tem 29%, com Ciro Gomes (9%) e Moro (8%) empatados tecnicamente na terceira posição. Dória teria 2%, André Janones e Eduardo Leite 2% e Simone Tibet 1%. Felipe D’Ávila não pontuou; 3% não votaria em nenhum; 1% branco/nulo e 1% não soube ou não quis responder.

 

2 mil

Pela pesquisa, em todas as simulações, Lula teria vantagem em suposto 2º turno. A pesquisa FSB/BTG ouviu 2 mil pessoas por telefone entre os dias 18 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o código BR-09630/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

 

Farpas I

Vereadora do PT, Liliam Porto disparou contra quem criticou matéria veiculada no portal da Câmara Municipal de Cascavel, onde aparece em foto ao lado do ex-presidente Lula, na Jornada da Solidariedade, em Londrina, evento organizado pelo MST e que marcou a filiação de Requião no Partido dos Trabalhadores. A vereadora disse representar o PT no parlamento municipal e afirmou: “O mandato é meu e do PT. E vou dar eco para o que for importante para nós”, justificou.

 

Farpas II

O vereador Pedro Sampaio (PSC), de público, assumiu te feito comentário na matéria da vereadora petista no portal do Legislativo e descreveu: “Lamentável uma foto dessas (vereadora Liliam e Lula) em um site institucional. Não é a função. Quem postou está equivocado ou equivocada”. Sampaio destacou que a postagem não agrega aos interesses municipais e que o evento foi político. “O site da Câmara é institucional para todos e não para promoção da imagem de cunho somente político”, completou.

 

Educação Ambiental I

O secretário do Meio Ambiente de Cascavel, Nei Haveroth, e o diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal, Ailton Martins Lima, protocolaram na Câmara de Vereadores, ontem (22), o Projeto de Lei nº 33/2022 que institui no Município de Cascavel a Política e o Sistema Municipal de Educação Ambiental. O protocolo do documento foi acompanhado pela Comissão do Meio Ambiente da Câmara através dos vereadores: Beth Leal, Soldado Jeferson, Professor Santello e Sadi Kisiel.