Policial

Imprudência incha sistema

Três pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente envolvendo duas motocicletas na tarde de ontem, no Centro de Cascavel, em um cruzamento com semáforo. O sistema de regulação, que estava tranquilo após duas semanas turbulentas, ficou novamente superlotado. A pancada aconteceu na Rua Rafael Picoli, esquina com a Avenida Brasil.

Dois homens e uma mulher ficaram gravemente feridos. Duas vítimas foram entubadas dentro da ambulância do Corpo de Bombeiros e corriam risco de morte. Os três ficaram desacordados com a força da batida.

Foram necessárias três ambulâncias do Corpo de Bombeiros, além do médico, e também o apoio do médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atender a demanda.

No início da tarde de ontem, o Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) “comemorava” a fluidez no sistema de regulação, apesar de as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) estarem lotadas. Eram apenas duas pendências em ortopedia para dar entrada em hospital, depois de um pico que chegou a oito pacientes no fim de semana. Até o HU (Hospital Universitário), que vinha rejeitando pacientes, estava conseguindo receber vítimas.

Box

Superlotação

Das três vítimas graves, duas foram levadas para o HU (Hospital Universitário) e uma para o Hospital São Lucas. Essa última demorou a ser recebida e os bombeiros avisaram que o hospital não queria aceitar o paciente que corria risco de morte. Poucos minutos depois, a direção do hospital informou que havia recebido o paciente. Segundo o diretor-clínico, Luís Toso, receberam apesar de não ter vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Situação resolvida? Quase. Logo depois outro acidente com fratura exposta foi registrado e a vítima foi encaminhada ao HU. Só que, sem condições de receber mais pacientes, o Consamu precisou regular a vítima para a UPA Tancredo, até que o HU liberasse a transferência. A última informação do hospital de ontem foi de que 16 pacientes estavam no Pronto-Socorro e quatro na sala de emergência, onde cabem cinco pessoas. Porém, uma das vítimas do acidente envolvendo motos foi internada sem identificação e ocupou a quinta vaga.

Reportagem: Tatiane Bertolino

Fotos: Aílton Santos

12 –

Vítimas foram entubadas pelo Corpo de Bombeiros no local do acidente