Cotidiano

Homens obesos têm mais risco de morte prematura que mulheres

RIO – As chances de uma pessoa morrer prematuramente por causa de sobrepeso ou obesidade aumentam de acordo com a quantidade de quilos a mais. E o risco cresce muito mais entre homens do que entre mulheres. Estas conclusões são de um dos maiores estudos já realizados até hoje analisando a relação entre morte prematura e sobrepeso.

Segundo a pesquisa, que se baseou em dados de 10,6 mlhões de pessoas reunidos em 236 grandes estudos, um americano obeso, mas sem outros problemas de saúde, tem um risco de morrer antes de 70 anos estimado em 29%, enquanto um indivíduo com peso normal tem risco estimado em 19%.

Já as chances de morte prematura entre mulheres aumentam de 11% para 14,6% se ela for uma pessoa obesa.

Os cientistas envolvidos no trabalho, publicado nesta quarta-feira pela revista médica “Lancet”, dizem que a obesidade já se tornou a segunda maior causa de morte prematura nos EUA e Europa, ficando atrás apenas do cigarro. De acordo com eles, o excesso de peso causa uma em cada cinco mortes prematuras nos EUA e uma em cada sete na Europa.

– Em média, pessoas com sobrepeso perdem cerca de um ano em sua expectativa de vida, enquanto pessoas com obesidade moderada perdem três anos de expectativa de vida – explica a professora e aco-autora do estudo Emanuele Di Angelantoni, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Os dados mostrando que o sobrepeso impõe risco maior entre homens corrobora estudos anteriores segundo os quais indivíduos do sexo masculino com obesidade têm mais gordura no fígado e probabilidade de contrair diabetes do que pessoas do sexo feminino. Os pesquisadores ressaltam que a ligação entre o sobrepeso e problemas crônicos como doenças cardíacas, respiratórias e câncer já está bem documentado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 bilhão de adultos no mundo estão com sobrepeso e outros 600 milhões são obesos. Na Europa, 20% dos adultos são obesos. Nos EUA, a taxa sobe para 31%. No Brasil, o problema afeta 17,9% da população com mais de 18 anos de idade.

Uma pessoa é considerada com sobrepeso quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) está entre 25 e 30. Pessoas com IMC de 30 a 35 têm obesidade moderada. E acima de 40 a obesidade é considerada severa. Já o IMC entre 18,5 e 25 é considerado normal. Abaixo disso, é desnutrição.