Cotidiano

Giro político do dia 07 de março de 2019

Potencializando rivais

Na ponta da caneta, Leonaldo Paranhos (PSC) potencializou grandes rivais em sua candidatura à reeleição. Juarez Berté, exonerado sem conversa amigável após o caso da ponte do EcoPark Morumbi. Na época, o ex-secretário de Meio Ambiente argumentava que era ilegal a troca de material. Sua saída parece que só aumentou a vontade de assumir o Paço. Embora Adelino Ribeiro (ex-deputado estadual) tenha aceitado assumir a Secretaria de Obras, ele ainda é forte em apelo popular. E, após falar em traição, o deputado Evandro Roman mirou os dois olhos na Prefeitura de Cascavel. E a lista não deve parar aqui.

Contra parede

Ao sair da Secretaria de Esportes para candidatura estadual pelo MDB, Walter Parcianello tinha uma forte aliança com a gestão municipal que foi se apagando. E isso pode custar mais um adversário para o próximo pleito. Parcianello pretende se reunir nas próximas semanas com Paranhos para saber: estão juntos ou é cada um por si e Deus para todos? “Se não o prefeito tiver interesse na manutenção do apoio, saímos em definitivo em uma candidatura própria”.

Candidatos

O MDB já deixou claro: quer candidatura própria ou no mínimo a vice. Embora Ricardo Bulgarelli tenha assumido a Secretaria de Cultura e Esportes ocupando vaga do MDB, parece que as participações não estão a contento do partido. “Queremos participar de fato do governo. Depois das eleições estaduais, as coisas não fluíram como havíamos conversado. Não queremos apenas ocupar espaço, queremos participar”, diz Parcianello.

Determinado

Juarez Berté está na articulação silenciosa aumentando o número de membros do PSD. Ele defende que quanto mais opções melhor para os eleitores escolherem. Agora ele atua no planejamento e no levantamento de dados – está focado em uma “administração diferente”. Defende anseios da “saúde, trânsito, transporte urbano, e principalmente aplicação dos recursos em obras prioritárias para o bem-estar da nossa população”.

Progressistas

Apesar de não ter uma definição, quem também estará na disputa é o Partido Progressista. A sigla já está atenta às mudanças no cenário e pretende lançar candidatura própria. Mauro Seibert, vereador e defensor de investimentos no campo, está em conversa com os membros para definir o futuro eleitoral – sua candidatura não é descartada.

Cootacar

Seguindo a preocupação com o futuro das famílias que tiveram o ganha-pão prejudicado com o incêndio dos barracões da Cootacar, hoje o prefeito em exercício Alécio Espínola (PSC) volta a se reunir com o grupo. Estão previstas entregas de cestas-básicas, às 15h, no Ecolixo.