Policial

Fugas geram questionamentos em relação à estrutura da PEC

Ontem, uma nova fuga foi registrada: seis presos escaparam

Cascavel – Às vésperas de receber todos os presos da 15ª SDP (Subdivisão Policial), a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) não tem se mostrado uma unidade com capacidade para abrigar em torno de 800 detentos. Ontem foi a segunda fuga em uma semana e a sétima no ano.

Informações extraoficiais davam conta de que 24 internos haviam escapado, sendo seis deles recapturados ainda dentro da cadeia. O fato, porém, não foi confirmado pelo Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná). “Seis presos fugiram da PEC nesta madrugada [ontem]. Eles serraram a entrada de ar da cela e utilizaram uma corda artesanal para pular o muro”, informou o órgão, por meio de nota.

A reportagem de O Paraná recebeu denúncias de que a fuga ocorreu na sétima galeria do bloco 3, onde, na última quinta-feira, presos estariam serrando a grade de uma cela e foram flagrados por agentes de plantão. A denúncia ainda dá conta de que a corda artesanal utilizada na semana passada foi a mesma usada na fuga de ontem. O bloco 3, aliás, foi revitalizado e reaberto no início de novembro.

A situação caótica na PEC já havia sido denunciada por agentes à reportagem de O Paraná após a última fuga. Uma das situações relatadas pelos servidores foi o fato de poucas câmeras de monitoramento estarem funcionando. O principal problema, no entanto, seria o fato de o canteiro de obras utilizado na reforma da unidade estar sendo usado para entrada de ilícitos, em particular, armas de fabricação artesanal.

Uma nova rebelião, de proporções ainda maiores daquela registrada em agosto de 2014, quando grande parte da unidade foi destruída e cinco presos foram mortos por colegas de cela, estaria sendo planejada pelos presos. Inclusive, agentes que estão “jurados de morte” estariam sendo colocados na mesma escala, para serem “pegos” no motim.