Educação

Fazenda Escola da Univel tem primeira aula prática

Muito aprendizado e interação entre os acadêmicos de Agronomia marcam o início das atividades

Os acadêmicos do 1º semestre de Agronomia do Centro Universitário de Cascavel – Univel tiveram a primeira aula prática na Fazenda Escola da Instituição. Na disciplina de Introdução à Agronomia, eles fizeram a plantação de parcelas demonstrativas de algumas culturas que são trabalhadas na região, e outras que não são tão populares.

A coordenadora do curso de Agronomia, Vanessa Taques Batista, explica que o aprendizado vai além do conteúdo. “É importante também para eles se familiarizarem com a fazenda, com o curso e os colegas. O profissional engenheiro agrônomo dedica boa parte do seu tempo ao trabalho no campo, tem contato com a terra, com o sol e a atividade na fazenda possibilita isso”, explica Vanessa.

Os alunos fizeram todo o preparo da terra, desde limpeza, adubação, fertilização, até o plantio das sementes. Os acadêmicos farão acompanhamento do estado fenológico das parcelas, que é o acampamento do crescimento da planta levando em conta a temperatura, luz e umidade. Ao final do semestre, apresentam para os colegas e professores todo o trabalho executado. “As aulas práticas são fundamentais para sermos bons profissionais. Aqui na fazenda podemos ter um acompanhamento semanal, desde o começo da plantação até o final” explica o aluno Luiz Dossena.

O professor da disciplina, Alexandre Luiz Muller explicou a importância da atividade desde início do curso. “Os primeiros semestres são mais teóricos, mas com este trabalho os acadêmicos já podem ter uma aproximação com a terra. Conhecendo mais o curso e como é o trabalho da profissão, para colocar em prática o conhecimento”.

As atividades práticas no campo envolvem colocar a “mão na massa” e passar um tempo embaixo do sol, o que não foi problema para a turma que estava preparada com chapéus e muita água. “Com a Fazenda Escola podemos ter a prática da profissão, conhecer todo o manejo e fazer o mais difícil, que é a pratica. Só o sol que incomoda um pouco, mas a gente leva no peito e vai embora”, conta o aluno Eriky Piovesani.

Fazenda Escola Univel

A Fazenda Escola da Univel é um local para experimentação, de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Um espaço onde os alunos de Agronomia e Medicina Veterinária estarão em contato direto com as atividades. “Poder colocar em prática o conhecimento sobre a distância de plantio, é muito importante para o nosso aprendizado”, explica o aluno Douglas Borges.

Para a acadêmica do curso de Agronomia, Ericka Steinheuser a Univel fornece uma ótima estrutura. “O aprendizado da teoria em sala de aula com os professores é ótimo, e poder colocar em prática aqui na Fazenda Escola é muito legal”, diz Ericka.

Cursos Novos Univel

O Centro Universitário de Cascavel – Univel abriu turmas em 7 novos cursos presenciais e 3 na modalidade a distância em 2018, passando a oferecer 29 opções de cursos, ampliando ainda mais as possibilidades de estudo para os acadêmicos de Cascavel e região. “Foi muito bom a Univel abrir estes novos cursos da área do agronegócio. A Univel agora é Centro Universitário, uma instituição boa, bem conceituada, abrindo Veterinária e Agronomia, faz toda a diferença para a região”, conta o aluno de Agronomia, Matheus Luiz Siqueira.