Policial

Explodindo: Cadeião tem 98 presos

Dois presos de alta periculosidade, que fugiram do cadeião da 15ª SDP de Cascavel na metade deste mês ainda não foram recapturados. Ele estavam no local a mais tempo do que deveriam, considerando que o cadeião de Cascavel está “desativado” e nem deveria mais receber presos, a não ser aqueles em período de transição, encaminhados imediatamente a uma penitenciária.

Ocorre que ambos, Bruno Borges da Silva, considerado um dos bandidos mais perigosos do Rio Grande do Norte, e Alexandre de Lima, preso federal, ficaram por meses na carceragem, que não tem estrutura, sequer para receber presos de alta periculosidade, fugiram e até agora não foram encontrados.

O pior é que, na metade do mês, quando ambos fugiram, a carceragem estava com 70 presos. Ontem, segundo o próprio Depen, eram 98. Segundo a assessoria, alguns presos ainda precisam passar por audiência de custódia e outros alvarás devem ser cumpridos. Dez transferências estão previstas para a PEC, já superlotada e ainda em situação caótica após a rebelião de novembro do ano passado.

Reforma

E falando em PEC, de acordo com o Depen, as visitas estão liberadas e ocorrem normalmente na unidade. A reforma do telhado, de acordo com o departamento, terá início ainda nesta semana. O prazo para execução da obra é de até 180 dias. A situação é tão crítica que o próprio município colocou um comboio, com atendimento básico de saúde, em frente à Penitenciária, serviço que deveria ser fornecido pelo estado. Segundo o Depen, o Município está pactuado e habilitado a fazer o atendimento dos presos, por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, pacto assinado em 2017. Porém, não explicou a falta de médicos e de medicamentos já denunciados, por várias vezes, por familiares.