Educação

Escola de Pais aponta diálogo como caminho para resolver problemas e avançar na Educação

Encontro também apresentou parceria com a Sesau para iniciar vacinação contra a Covid-19 nas escolas

Escola de Pais aponta diálogo como caminho para resolver problemas e avançar na Educação

Na noite de ontem (24), no auditório da prefeitura, aconteceu a I Assembleia Geral e Escola de Pais de 2022. O encontro que ocorrer periodicamente e que reúne representantes de todas as comunidades escolares da Rede Municipal, voltou a acontecer de forma 100% presencial.

Na abertura do evento, a secretária de Educação, Marcia Baldini, falou dos desafios enfrentados pelo município no início deste ano letivo, diante de um cenário em que a pandemia da Covid-19 ainda se faz presente e que ao mesmo tempo é preciso avançar para reduzir os prejuízos causados pelo período de suspensão das aulas presenciais.

A secretária pontuou que o crescimento no número de alunos na Rede Municipal, a maior rede de atendimento público do Paraná, reflete a confiança da população em relação ao trabalho realizado pelos profissionais da Educação e apontou que o diálogo é o caminho para os avanços e para a solução dos possíveis problemas que possam surgir. “Estamos de portas abertas ao diálogo, para conversar com vocês. Se tiverem algum problema, nos procurem, que temos uma grande equipe de servidores para ouvir e buscar soluções, assim como nas escolas e Cmeis, os diretores e professores estão lá para receber e conversar com vocês. Todos nós somos uma grande equipe”.

Assim como tem ocorrido com os grupos de servidores, Marcia Baldini afirmou que pretende receber grupos de representantes das escolas e Cmeis para traçar metas e panejamentos para o avanço do trabalho da Educação, bem como aproximar as comunidades escolares da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a assembleia, pais de alunos, pertencentes aos Conselhos Escolares e APPSs concorreram a vagas para os seguintes conselhos de políticas públicas: Comissão Permanente do Fórum Municipal de Educação; Comissão Permanente do Fórum Municipal de Educação; Comissão Julgadora do IX Concurso de Desenho e Poema dos Conselhos Escolares; Comissão Central da Eleição de Diretores das Escolas e CMEIs; Comissão Central da Eleição de Diretores das Escolas e CMEIs; e Comissão de Estudo para reformulação das Leis Municipais nº 6.116/2012 e nº 6.364/2014 sobre a criação e implantação dos Conselhos Escolas nas Escolas e CMEIs.

Vacina na Escola

A Semed também convidou para o encontro com as comunidades escolares a coordenadora do PMI (Programa Municipal de Imunização), Ana Carolina Rossin, para falar sobre a parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde no sentido de oferecer a oportunidade aos alunos, de 5 a 11 anos, de receberem a vacina contra a Covid-19 na escola.

Segundo Ana Carolina, Cascavel tem mais de 26 mil crianças com idade de 5 a 11 anos estão aptos a receberem a vacina contra a Covid-19. A imunização para este público iniciou no dia 20 de janeiro e até o momento cerca de 10 mil crianças já foram vacinadas. Segundo a coordenadora do PMI, a ideia da parceria com a Semed surgiu a partir da preocupação de algumas famílias em ter de deslocar a criança até uma unidade de saúde para receber a dose da vacina.

“Alguns pais relataram um pouco de medo em relação às unidades de saúde, pois ficamos uns 15 dias ou mais atendendo exclusivamente sintomas respiratórios, além das vacinas, que não pararam. Então essa é a sugestão de um ambiente diferente e que a criança já conhece, que seria a escola”, informou.

Neste momento as unidades escolares estão realizando um levantamento junto às famílias de alunos nesta faixa etária, buscando saber quais famílias têm interesse que o filho receba a dose da vacina na escola, lembrando que mesmo nestes casos, um responsável pelo aluno deverá estar presente no momento da aplicação e no período de observação, minutos após a vacina.
Ana Carolina ressaltou a importância da vacina e informou sobre as reações adversas, lembrando que em Cascavel nenhuma criança apresentou reação grave da vacina. Na oportunidade as famílias puderam tirar dúvidas em relação à vacina e quanto aos sintomas respiratórios em crianças.
Palestra

O encerramento da I Assembleia Geral e Escola de Pais aconteceu com a palestra da psicóloga Grace Brustolon dos Santos, que também é mãe de alunos da Rede Municipal, e que trouxe o tema “A adaptação dos alunos ao retorno das aulas: volta à rotina”, compartilhando dos desafios e aflições que este momento representa para as famílias, principalmente daquelas em que os alunos estão iniciando na escola ou Cmei.

Assessoria