Educação

Encontro de Iniciação Científica: maior evento anual da Unipar já conta com mais de 2 mil inscritos

Mais de 2 mil trabalhos científicos de estudantes de todas as unidades da Unipar e de outras instituições de ensino já estão confirmados para exibição de forma oral e em pôster

Cena do Encontro no ano passado: meta deste é superar os resultados
Cena do Encontro no ano passado: meta deste é superar os resultados

A comissão organizadora do 19º Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar intensifica o ritmo de trabalho na preparação do evento, que, por causa da pandemia de covid-19, será realizado por meios digitais no fim deste mês – nos dias 29 e 30.

Mais de 2 mil trabalhos científicos de estudantes de todas as unidades da Unipar e de outras instituições de ensino já estão confirmados para exibição de forma oral e em pôster. Com temas que têm conexão com a temática do evento, que é “Ciência, Tecnologia e Condição Humana: Desafios, Ações e Compromissos”, todos foram submetidos para avaliação e aprovação da equipe de pesquisadores da Unipar que colabora na organização do Encontro.

À frente dos trabalhos está a coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unipar, professora Evellyn Wietzikoski. Ela diz que as expectativas são boas: “Nosso encontro é sempre bastante concorrido e, desta vez, mesmo com nova proposta, acreditamos que teremos recorde de inscritos”. Para ela, esse número tão expressivo demonstra que o evento já conquistou público fiel.

O Encontro de Iniciação Científica da Unipar é o maior evento do ano da instituição – e um dos maiores do Paraná de âmbito acadêmico. “Trata-se de uma oportunidade valiosa para a Unipar mostrar sua força na pesquisa científica; temos cerca de 200 projetos em andamento, que envolvem mais de 500 acadêmicos”, orgulha-se a coordenadora.

Ela lembra que essa chance de o aluno participar da pesquisa científica na Unipar é um diferencial da Instituição. Por ser uma universidade, a Unipar tem que investir nesse setor, o que garante as possibilidades de os acadêmicos participarem e, assim, incrementar o currículo.

“A iniciação científica da Unipar estimula o acadêmico a ampliar significativamente seu leque de conhecimentos e despertar nele a vocação para a produção do saber; a demanda no Brasil por pesquisadores é grande e, diante disso, nossos alunos poderão ver isso como um campo de trabalho promissor”, destaca Evellyn.