Educação

Drink Premiado: acadêmicos são orientados sobre os riscos ao beber e dirigir

A atividade faz parte da campanha Maio Amarelo e foi realizada na Granvia do Centro Universitário FAG pela Agecin

A Agecin (Agência Experimental de Comunicação Integrada) promoveu uma atividade diferente para a comunidade acadêmica: os alunos do Centro Universitário FAG em Cascavel foram abordados na Granvia e receberam orientações sobre os ricos relacionados à mistura de bebida e direção. A atividade tem ligação com o "Maio Amarelo" e faz parte da campanha Drink Premiado, uma iniciativa do Ministério Público, desenvolvida pela Agecin, que foi abraçada por várias entidades organizadas locais com o objetivo de promover ações e trabalhos de orientação e educativos para mostrar às pessoas o risco que elas assumem ao beber e dirigir.

Os alunos foram abordados e convidados a girar uma roleta que continha diferentes prêmios para aqueles que tentam a sorte quando ingerem bebidas alcoólicas e dirigem. "De forma 'engraçada' passamos a mensagem que queremos deixar e entregamos o Drink Premiado. O que pode acontecer se ele beber? Pode ser preso, bater o carro, perder a carteira ou até mesmo morrer, um desses pode ser o prêmio. Tudo isso para que as pessoas reflitam sobre bebida e direção", conta o professor, Sérgio Kulak, um dos idealizadores da campanha.

A coordenadora do Naae (Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante), Patrícia Radaelli, lembra que a maioria dos casos de acidentes acontece devido à embriaguez. "Um dos grandes fatores dos acidentes tem a ver com a bebida e direção. O nosso trabalho é de conscientização aos nossos jovens. Iremos realizar várias ações durante todo o mês, fazendo a nossa comunidade acadêmica refletir sobre o assunto", enfatiza. "Isso é muito bacana. É uma atividade de conscientização diferente e importante, até porque maior parte das pessoas aqui são jovens", aponta a acadêmica do 1º período do curso de Direito, Isadora Tasca.