Policial

Desafio do Conseg é fortalecer ‘elo’ entre morador e setor de segurança

Com o controle da pandemia, o Conseg quer retomar as reuniões presenciais entre as forças de segurança e a comunidade

Desafio do Conseg é fortalecer ‘elo’ entre morador e setor de segurança

 

Cascavel – “Queremos colocar muitas entidades representativas dentro do Conseg. Queremos trabalhar juntamente com os diretores das escolas, para que seja ensinado ao aluno como tratar bem o policial, para que quando a criança se tornar um adulto, não ter medo da polícia”. A declaração é Clovis Renato Petroceli Dias, reconduzido ao cargo de presidente do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) de Cascavel para o biênio 2022/2023, tendo como vice Mauri Donizete Barbosa.

A nova diretoria do Conseg tomou posse na última semana, em evento na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), reunindo representantes da sociedade civil organizada e das forças de segurança pública. A eleição, que aconteceu ainda em novembro de 2021. Na mesma solenidade, também foram nomeados os secretários, tesoureiros e as equipes do conselho fiscal titular, suplentes e conselho de ética e disciplina.

Em Cascavel, o Conseg foi implantado a cerca de 10 anos e tem colhido bons resultados. Segundo Petroceli, o conselho reúne e leva os problemas da sociedade para as forças de segurança pública. “O Conseg é um elo do morador com o setor de segurança pública”, afirmou.

Um dos casos de sucesso do trabalho do Conseg de Cascavel, aconteceu na Região Norte, com o projeto “Vizinho Solidário”. Quando o projeto foi implantado no Jardim Verdes Campos, nos primeiros seis meses não foram registrados assaltos naquela região. “Isto mostra que o projeto e o trabalho do Conseg junto com a comunidade têm um papel formidável no combate à criminalidade”.

A proposta do “Vizinho Solidário”, consiste na união entre os moradores em prol da segurança nos bairros. A população troca informações em grupo na rede social e avisa quando nota alguém em atitude suspeita. As câmeras de segurança nas residências têm colaborado na execução do projeto, inibido os pequenos delitos, como crimes de furto e roubo. A “célula” já está presente em mais de 80% dos bairros da cidade, com mais de 2000 residências integradas ao projeto.

Com a pandemia de Covid-19, que iniciou em março de 2020 no Brasil, as reuniões mensais com os moradores precisaram ser interrompidas. Os encontros passaram a ocorrer de forma virtual.  Com a pandemia se encaminhando para o fim, as células presenciais estão começando a ser retomadas.

O morador que deseja criar uma célula e participar do Conseg deve enviar uma mensagem pelo Facebook na página “Conseg Cascavel”, ou pelo WhatsApp (45) 99965-2878.

 

O Conselho

Todas as atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança são regulamentadas pelo Decreto Estadual nº 5381, de 24 de outubro de 2016, buscando estimular a aproximação e o envolvimento das instituições policiais com as comunidades, de modo que possam conhecer melhor o ambiente, as pessoas e a realidade de cada área e permitam a democratização de suas atividades enquanto Estado, promovendo a participação do cidadão.

 

Homicídios aumentam 33% em relação ao mesmo período 2021

 

O ano de 2022 começou movimentado no setor de segurança pública em Cascavel, principalmente em razão dos crimes violentos intencionais, como homicídios e feminicídios. Segundo os dados da Polícia Civil, até o fim da tarde de sexta-feira (25), 20 pessoas foram assassinadas em Cascavel. O aumento é de 33,33% em relação ao ano passado, quando 15 homicídios foram registrados no mesmo período.

Conforme a delegada-chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, Mariana Vieira, dos 20 casos, 14 foram completamente elucidados e seis estão em fase avançada de investigação. “A equipe da DH (Delegacia de Homicídios) tem expertise, está dedicada, empenhada e fazendo o seu melhor para a elucidação de cada um destes homicídios que ainda estão sendo investigados”, pontuou.

Para auxiliar nas investigações, a população pode fazer denúncias de forma anônimas pelo telefone 197.