Policial

Depen deflagra 2ª fase da Operação Araceli

Nesta fase, 49 presos foram transferidos da Cadeia Pública de Toledo para a PEC em Cascavel

Depen deflagra 2ª fase da Operação Araceli

O Depen-PR (Departamento Penitenciário do Estado do Paraná), por meio da regional de Cascavel, deflagrou nesta terça-feira (23), a 2ª fase da Operação Araceli.

Agentes penitenciários, agentes de cadeia pública, equipes do SOE (Setor de Operações Especiais), GSI (Grupo de Segurança Interna), coordenação regional, Setor de Transportes além de integrantes de outras instituições da Segurança Pública participam dos trabalhos.

O objetivo desta segunda fase, é realizar a transferência de 49 presos, custodiados na Cadeia Pública de Toledo e realocá-los na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel).

A operação começou nas primeiras horas do dia. Os trabalhos são coordenados pela regional do Depen em Cascavel.

Fase 01

A primeira fase da Operação Araceli foi desencadeada na segunda-feira (22), na cidade de Toledo. As equipes transferiram 60 detentos para Cascavel. Eles foram realocados na PEC.

Os trabalhos atendem ao projeto 09/2019 e consistem na reclassificação dos presos, tornando a Cadeia Pública de Toledo uma unidade para detentos que cometeram crimes contra a dignidade sexual.

O local deverá passar por uma reforma e readequação.

Araceli

O nome que batiza a operação remete a uma criança chamada Araceli Cabrera Crespo, assassinada em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo. O corpo dela foi encontrado seis dias após o crime. A menina teve o rosto desfigurado por ácido e tinha marcas de violência e abuso sexual.