Policial

Delegada alerta para furtos e roubos nesta época do ano

A grande circulação de dinheiro, no entanto, também chama a atenção dos marginais, que se aproveitam disso para praticar seus crimes

Cascavel – O período de fim de ano é a grande esperança de comerciantes que esperam um aumento considerável nas vendas de Natal na expectativa de compensar o baixo movimento dos meses anteriores.

Nesta época nota-se um crescimento no registro de crimes patrimoniais, principalmente furtos e roubos. Por isso, a delegada do GDE (Grupo de Diligências Especiais), Anna Karyne Palodetto, orienta comerciantes e clientes para evitar prejuízos e transtornos.

Segundo ela, as mulheres são as principais vítimas dos criminosos devido ao fato de carregarem volumosas bolsas. “Deve-se sempre estar com a bolsa fechada, à frente do corpo. Assim a mulher tem um maior domínio e controle sobre os seus próprios bens”, orienta.

Outro cuidado importante é em relação a carregar grandes quantidades de dinheiro. Segundo a delegada, essa prática deve ser evitada ao máximo. “Ande apenas com a quantia necessária. De preferência, ande acompanhado de outras pessoas, pois isso dificulta a ação de bandidos”.

Uma das formas mais seguras é o uso de cartões de crédito ou débito. No entanto, jamais se deve carregar o cartão e a senha juntos. “Eu sei que as pessoas têm muitos números para decorarem, mas sempre evitar a sua senha junto ao cartão, facilitando a ação dos criminosos”, ressalta a delegada.

Falsos clientes

Aos empresários e funcionários, a delegada Anna Karyne salienta que é importante sempre estar atento às pessoas que entram nos estabelecimentos. “Deve-se tomar cuidado com pessoas que entram na loja, não compram nada e ficam tirando fotos com seus celulares. Provavelmente, elas estão fazendo um levantamento do local para posterior ação criminosa. Então, é necessário tomar essas precauções”.