Educação

Cursos discutem mercado de trabalho na construção civil e a crise

Tema fez parte do Fórum Pedagógico e Fórum de Egressos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil

Em conjunto, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar realizaram mais uma edição do Fórum Pedagógico e Fórum de Egressos, trazendo como tema ‘O mercado de trabalho na construção civil e a crise’.

Assuntos diferenciados foram abordados na primeira noite de evento. O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, palestrou sobre ‘Empreendedorismo na crise’, a engenheira civil Maria Montini Domingues falou sobre ‘Desafios da construção civil na crise’, e, representando o Sinduscon, palestrou o arquiteto e professor Flávio Uren, atentando para ‘O caminho profissional’.

As coordenadoras, professoras Deborah Paciornik e Neusa Beltrame, destacam que a ideia é pensar que, a crise, embora traga momentos difíceis, pode ser geradora de oportunidades: “Pode-se entender que o bom profissional se destaca nos momentos de crise, através da dedicação e competência”.

Em outro momento, ex-alunos foram convidados para compartilhar a vida pós Universidade e como lidar com os obstáculos impostos pelo mercado de trabalho. Estiveram presentes os profissionais Tiago Bandeira, Gabriela Medina, Bruna Gazzoni, Maycon Meyer (Arquitetura), Ângelo Roberto Freitas, Everton Braga e Gizéli Dobrantz.

A intenção foi pontuar suas trajetórias na formação e atuação – dificuldades de inserção no mercado de trabalho, quem são os clientes da crise, como se organizar em períodos de crise para continuar atuante no mercado de trabalho, expectativas antes da formatura e a realidade que encontraram e conselho aos alunos. Os professores Emerson Santos e Juliane Camargo presidiram a mesa.