Educação

Congresso Regional de Educação Física debate o futuro da profissão

Segue até sexta-feira (26), evento com mais de 20 inscritos com realização de mini cursos, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e o I Fórum de Cursos da área da Região Oeste.

Na noite de ontem (24) teve início o VIII Congresso Regional de Educação Física, o qual também contempla o XV Encontro de Pesquisa em Educação Física e o I Fórum dos cursos presenciais de Educação Física do Oeste do Paraná.

Os eventos são promovidos pelos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon. Nesse ano, estão participando aproximadamente 200 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da Educação Física.

Após a cerimônia de abertura ocorreu a Conferência Oficial de Abertura com a palestra do professor doutor Go Tani, da USP São Paulo uma das principais referências da Educação Física brasileira com o tema: Identidade da Educação Física no século XXI. Os participantes do evento também foram agraciados com uma belíssima apresentação musical do Trio Turiaçu da região Oeste.

De acordo com o coordenador do evento, professor Arestides Pereira da Silva Júnior, o propósito dos eventos paralelos (VIII Congresso Regional de Educação Física, XV Encontro de Pesquisa em Educação Física e I Fórum dos cursos presenciais de Educação Física do Oeste do Paraná) é constituir uma configuração rica de oportunidades para que os acadêmicos, os professores, profissionais de Educação Física e outros interessados possam se aproximar de temas, conhecimentos (teóricos e instrumentais), problemas e debates capazes de enriquecer, aprofundar ou dar consistência às suas formações, em caráter inicial, continuado ou permanente.

Na ocasião, estavam presentes: prof. Edilson Hobold, diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL) e representante da direção de campus; prof. Arestides Pereira da Silva Júnior, coordenador do evento e do curso de Educação Física Licenciatura; prof. Alberto Saturno Madureira, coordenador do curso de Educação Física Bacharelado; prof. Lair José Bersch, coordenador do NEPEF – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física; prof. Cristiano Metzner, secretário de Esporte e Lazer; prof. Fernando Volpatto, representando a Secretária de Educação; prof. Felipe Canan, secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – PR.