Policial

Confessou ter mandado matar agente

Um dos 13 réus ouvidos entre segunda e terça-feira por videoconferência na sede da Justiça Federal em Cascavel, confessou ter mandado matar um agente penitenciário federal na cidade. A vítima, que não foi escolhida especificamente, foi o agente Alex Belarmino Almeida Silva, executado na manhã do dia 2 de setembro do ano passado.

De acordo com o assistente de acusação, o advogado Cleber Evangelista, além da confissão do mandante outras pessoas confirmaram a participação na execução. “Outros permaneceram calados e outros negaram”. Conforme Evangelista, duas pessoas acusadas do crime estão foragidas e por isso o processo está suspenso.

Segundo ele, agora abrem-se o prazo para as alegações da acusação, assistência de acusação e defesa, respectivamente. A partir disso, será proferida a sentença de pronúncia, que é uma decisão do juiz de primeiro grau em que será definido se os acusados vão ou não a júri popular. “Imagina-se que até o fim do ano esta decisão já seja proferida. Cabe ressaltar que isso cabe recurso e pode gerar um pequeno atraso para a definição de todo processo”.

15 réus

Ao todo, 15 pessoas são acusadas da execução do agente: André Demiciano Messias, Douglas Fernando Cielo, Hugo Aparecido da Silva, Jair Santana, Kaio Cesar Bonotto Cavalgante, Luis Marcelo Schneider, Maicon de Araújo Rufino, Manuel do Nascimento, Rafael Willian Kokowitsch, Valdir Santos Pereira, Alessandro Pereira de Sousa, Claudemir Guabiraba, Juan Manoel Gomez, Rodrigo Aparecido Lourenço e Roberto Soriano, este último, inclusive, seria um dos líderes da quadrilha.

O processo segue na 4ª Vara Criminal da Justiça Federal, comandada pelo juiz Fábio Nunes Martino. Em setembro as testemunhas de acusação e de defesa já tinham sido ouvidas pela Justiça Federal.

O crime

Conforme as investigações feitas pela Polícia Federal, Belarmino seguia para o Presídio de Segurança Máxima de Catanduvas, quando o Golf em que ele estava e que pertencia ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional) foi alvejado por diversos disparos, sendo que pelo menos um deles atingiu Alex.