Opinião

Coluna OAB Cascavel

Coluna OAB Cascavel

Crime hediondo
Integrantes da Diretoria da OAB-Cascavel estiveram na Delegacia de Homicídios da 15ª SDP, em audiência com o delegado Diego Valim. O objetivo foi requisitar uma resposta ágil para a identificação do corpo carbonizado encontrado no porta-malas de um veículo, em meio a uma plantação de milho em área rural próxima à PR-486, na semana passada. Existem indícios de que a vítima seria um advogado e talvez estivesse no exercício da profissão.

Polícia Federal
Representantes da Diretoria da OAB-Cascavel visitaram a Delegacia da Polícia Federal, onde foram recebidos pelos delegados Marco Smith e Everton de Oliveira Manso. O objetivo foi estreitar os laços de parceria entre as duas instituições: a conquista da Delegacia da PF em Cascavel, efetivada no ano de 2005, em muito se deve ao esforço de dirigentes da Ordem, especialmente do ex-presidente Marcos Boschirolli.

Comarca de Corbélia
O TJ-PR abriu processo seletivo para preenchimento de vagas para a função de conciliador judicial remunerado do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) da Comarca de Corbélia. Serão oferecidas duas vagas para a função. As inscrições estarão disponíveis dentre os dias 9 e 23 de fevereiro, pelo endereço eletrônico http://tjpr.mestregr.com.br/.

Advocacia Dativa
Prossegue até o dia 28 de fevereiro o período de inscrições para a Advocacia Dativa referente ao primeiro semestre de 2022. Interessados em se inscrever pela primeira vez devem participar de curso de quatro horas aula oferecido pela ESA-PR (Escola Superior de Advocacia). Mais informações podem ser obtidas no site www.oabpr.org.br.

OAB vai à Escola
A Comissão da Advocacia Iniciante realizará uma importante reunião nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, a partir das 18h30, na Sede da Subseção (Avenida Assunção, 668), para debater temas relacionados à Comissão e também sobre o projeto OAB vai à Escola, a partir das 19h15. Sua participação é fundamental.

Energia fotovoltaica
O Conselho Federal da OAB aprovou apoio financeiro à implementação do projeto de instalação de painéis de energia solar na sede da OAB-Paraná. A OAB-Cascavel foi pioneira no Paraná e no Brasil na implantação de energia fotovoltaica em sua sede, medida que está gerando benefícios financeiros e ambientais e que sinaliza a busca pela sustentabilidade.

Pioneirismo
Implantado no ano de 2021, na gestão do ex-presidente Jurandir Parzianello, o sistema foi viabilizado com recursos da Subseção e da OAB-Paraná. Em plena crise hídrica e de energia, a Subseção, ao fazer uma gestão austera e de economia de recursos, concebeu um sistema com baixo custo e alta resolutividade. “Isso mostra a importância de ter coragem e iniciativa de inovar”, observa o presidente da Subseção, Alex Gallio.

Direito do Idoso
A Comissão de Direito do Idoso da OAB-Cascavel está com nova diretoria: a nova presidente é a advogada Claudia Cappellesso, em substituição à colega Maria Fernanda Macanhão. A vice-presidente é a advogada Mariana Zonin, tendo a advogada Luana Carli como secretária. A próxima reunião será realizada em 18 de fevereiro, com o intuito de delinear o planejamento estratégico para 2022.