Opinião

Coluna Juliano Gazola: Piscina rasa

JULIANO GAZOLA
Destaco a importância de uma abordagem realista e comprometida com o trabalho, combinando aspirações financeiras

Numa piscina rasa, não há a necessidade de salvar vidas.

É muito comum as pessoas buscar soluções elaboradas, profundas e robustas para as questões da própria vida.

E é verdade, alguns dos problemas que temos são sérios. Há em nossa volta pessoas irritadas, estressadas e, inclusive nós também somos atingidos por estes sentimentos, colocando nossa alegria em níveis inferiores.

Contudo, alguns desses problemas que enfrentamos na vida possuem soluções mais simples. Um bom exemplo é seu sono, você tem dormido direito? Não ter um bom sono, aumentará suas chances de se tornar uma pessoa irritada e cansada. Definitivamente isto irá diminuir a sua performance para executar as circunstancias da vida.

O mesmo raciocínio se aplica a sua alimentação. Estar acima do peso ou ainda subnutrido pode lhe causar grandes danos.

Na vida espiritual: Consegue rezar todos os dias, fazer jejum e dar esmola sem que ninguém fique sabendo? Tarefa difícil, não? Será que você dá conta de viver a sua vida, sua espiritualidade, sua religião sem superstições esquisitas?

E se você não consegue fazer o básico por pelo menos um ano, não adianta pedir por soluções mais elaboradas e complexas.

Isso é como pedir a um salva-vidas para resgatá-lo de uma piscina rasa.

Devemos começar pelo básico e, de imediato se pergunte: Sua rotina faz bem a você?

Avalie se sua rotina é funcional respondendo às perguntas simples sobre três áreas básicas e necessárias a todo indivíduo que por aqui esta, sobrevivendo na terra.

Você tem, pelo menos, 7 horas e meia de sono por noite? Sim Não 02. Você dorme em um ambiente com pouca ou nenhuma iluminação? Sim Não 03. Você dorme um sono completo, sem ficar acordando à noite?

Você esta se alimentando bem? Comece procurando saber a quantidade de nutrientes correta para sua idade e peso, assim como saber que tipo de alimento você deve evitar o excesso.

Você esta rezando bem? Consegue manter uma rotina espiritual tranquilamente, sem que outras pessoas o achem esquisito ou “diferente”? uma esmola ainda toca o seu coração? Orações diárias, com conexões diretas ao Pai, nosso criador, assim como busca intimidade com Jesus Cristo?

Caso você não tenha respondido muitos “sim´s” é bom que dê um baita sorriso neste rosto e comece imediatamente a modificar seus hábitos. Das três categorias citadas, quais neste momento merece sua maior atenção?

Um exemplo é procurar orientação nutricional, um mentor espiritual, modificar a decoração do seu quarto, estabelecer premiações individuais para ficar longe do celular antes de dormir, retire a televisão do seu quarto. São muitas coisas que você pode fazer ainda hoje sobre estes assuntos. Nesta semana, procure desafiar seu cérebro. Tente dormir pelo menos 1 hora antes do tradicional.

Estou certo de que você irá perceber que os nossos problemas têm uma solução mais simples do que imagina e, a alegria irá permear em sua vida.