Opinião

Coluna Juliano Gazola: Onde está a sua importância?

Coluna Juliano Gazola: Onde está a sua importância?

Você é daqueles que vivem achando que os outros se importam demais com sua vida ou que acredita que pode tudo?

Gostaria de contribuir com você a sair deste mundo de faz de conta, de crenças erradas e lhe oferecer adentrar no mundo real.

Servir e ser útil de forma concreta é o que realmente será levado em conta nesta sua bendita vida.

Feche os olhos e repita a você mesmo(a): “ninguém se importa com minha vida”. Você está redondamente equivocado se crê que sua vida “incomoda” as pessoas. Agora, através da bioliderança, aprendi que sua preguiça, sua incompetência podem, e muito, incomodar as pessoas.

A mania de achar que estão falando de você é uma fantasia, pois, lhe garanto que sua vida não incomoda ninguém.

Sua percepção de que sua vida incomoda muita gente traduz seu grande desejo de ser observado, um medo de estar sozinho. A verdade mais visceral é que você está sozinho, ainda que esteja rodeado de pessoas, tenha um monte de filhos e uma vida social (antes da pandemia) bem ativa.

Quando você deita a cabeça no travesseiro, sabe que quem viveu aquele dia foi você, quem tomou as decisões foi você e só você é responsável pelos seus atos.

Prezado leitor, não desejo que fique triste com essa realidade. A estrutura da vida humana é essa, pois a verdade é que vivemos em meio a pessoas egoístas, seja o indivíduo moralmente egoísta, que deseja tudo para si, ou o egoísta inocente, que tem mais o que fazer do que ficar pensando em você, até mesmo os fofoqueiros de plantão.

Adiciona-se o fato de que a opinião dos outros sobre você muda como a brisa. Consequentemente, se você não é alguém que tenha verdadeiramente uma projeção, que se destaque notavelmente para poder virar assunto, relaxe: assunto você não é!

E tem mais: se estão realmente falando mal de você na empresa, é porque você está trabalhando mal. Esta é a verdade simplificada.

Entender que sua existência não incomoda ninguém te permite começar de fato a entregar algo. O que pode ter grande impacto é o seu serviço. É chegar e sorrir para os outros, ver o que está faltando, o que precisa ser feito, o que pode ser organizado, o que pode ser melhorado. Quando você fizer isso, a sua infeliz preocupação com o que os outros estão pensando irá desvanecer.

Uma ironia poderá surgir, pois algumas pessoas poderão começar a falar bem de você, mas já lhe aviso para também não se importar com isso. As pessoas logo esquecerão o que falaram.

Daqui por diante, não tenha mais a fixação no seu próprio umbigo, procure ficar distante de ser uma pessoa desagradável. O objetivo maior e mais referto é servir sempre e cada vez melhor.

Sugiro reforçar essa verdade incondicional, fazendo um teste diário e por uma semana. Liste três coisas que você tenha feito por alguém durante esse período. A cada dia, escolha um item e pense no que você pode fazer para servir ainda mais.

Certa vez, direto da fonte, foi dito: “Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão”.


Juliano Gazola é fundador da Bioliderança® no Brasil, business executive coach, reprogramador biológico

Siga minha página no Instagram @jggazola