Opinião

Coluna Juliano Gazola: O sucesso deixa pistas

Estamos seguidamente buscando alcançar nossos objetivos, sejam eles dos mais superficiais aos mais robustos, significantes e prazerosos

Coluna Juliano Gazola: O sucesso deixa pistas

Estamos seguidamente buscando alcançar nossos objetivos, sejam eles dos mais superficiais aos mais robustos, significantes e prazerosos.

Muitas vezes toma tempo e dinheiro para cumprir metas que nos estabelecemos. Atuar de forma estratégica é fundamental, do contrário, frustrações podem ocorrer muitas vezes por tentar atingir metas impossíveis.

Há, no mundo corporativo, estratégias interessantes para o uso comum das pessoas, podendo ser adaptado ao seu projeto individual. No meio empresarial, eu mesmo costumava utilizar muito o benchmarking, que é o processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.

Na sua carreira, na sua vida, existe uma maneira mais fácil de atingir resultados incríveis, tornando nossa vida mais leve e vitoriosa.

Modelar pessoas é um benchmarking na sua vida, pois se trata de desconstruir o que uma pessoa fez para atingir um objetivo que você quer alcançar. Ao seguir os mesmos passos, você pode ter resultados iguais ou superiores.

Seja qual for o seu objetivo, há uma chance gigantesca de outra pessoa ou grupo ter apreciado a conquista antes de você. Como perda de peso, um novo emprego, escrever um livro, vencer diversos medos, que hoje são os seus.

Sabendo disso, existe uma rota mais prática e segura para você alcançar seus objetivos. Modelar as pessoas que já fizeram tudo o que você quer atingir. Ao me referir a modelar, quero dizer que você deve usar a pessoa que atingiu a meta como modelo mesmo.

Quais cursos esse “modelo” fez, quais skills foram desenvolvidas e por quais caminhos os vitoriosos trilharam?

Tente responder uma pergunta importante: o que essa pessoa fez para atingir o objetivo que eu também almejo?

Tony Robbins, um dos principais ativadores emocionais do mundo, mentor de milhares ao redor do mundo, citou que modelar os melhores do mundo é a principal chave para o sucesso.

Se outras pessoas realizaram, elas deixaram pistas, evidências de tudo ou quase tudo. Uma notícia fantástica é que muitas dessas pessoas que tiveram êxito no que você também deseja começaram a falar como conseguiram.

Alerto você, nobre leitor, que, se existe um objetivo em sua mente e você se mantém longe de uma livraria ou biblioteca, suas chances serão pífias.

Outra fonte de informação são as redes sociais, que são fonte de informação valiosa (desde que você saiba usá-la), pois os de objetivo alcançado costumam deixar vários rastros nas redes, de como chegaram lá e de como sentiram a brisa da conquista.

Alerto sobre um erro comum na modelagem: nunca simplesmente copie. O que você deve fazer é adaptar a estratégia ao seu contexto, à sua biografia.

Repetir comportamento é algo antigo, fazemos isso desde o início da humanidade. Nossa evolução já evidencia que aprendemos muita coisa desse jeito.

A maneira correta de modelar é escolher a pessoa certa, solicitar ajuda a mentores e criar sua própria estratégia.

Modelar pode ser sua alternativa, boa sorte!


Juliano Gazola é fundador da Bioliderança® no Brasil, business executive coach, reprogramador biológico

Siga minha página no Instagram @jggazola