Opinião

Coluna Conexão Esporte: efeito espelho

Coluna Conexão Esporte: efeito espelho

Vi algumas discussões (sempre no Whats) em torno da validação do título do Stein Futsal na Liga Nacional Feminina de Futsal. As alegações são as mais diversas, sobre a formação do elenco, o investimento, a origem das atletas, entre outros detalhes menos importantes.

Para quem ainda não entendeu, o futsal feminino está fazendo o mesmo movimento já feito pelo masculino de desvinculação da CBFS e aposta em uma liga. Logo, o título é, sim, um título nacional.

O time cascavelense se reforçou com boa parte do que há de melhor à disposição, e o fez com autoridade. Afinal, até no futebol amador aqui vemos movimento de atletas de um time para outro mediante alguma oferta vantajosa. Por que não pode ser no futsal feminino??

A questão, agora, é contabilizar localmente a conquista. Fazer com que as atletas que foram campeãs conheçam a cidade, treinem algum período por aqui e, preferencialmente, sirvam de espelho para as garotinhas que têm vontade de jogar.

Esse é um dos principais papéis do chamado “esporte rendimento”. Ser exemplo, atrair mais gente para a modalidade.

No mais, é parabenizar o trabalho que a equipe desenvolve, e que bom seria se todos tivessem a estrutura administrativa e financeira que o Stein Futsal tem.

Batam palmas!!!

Investimento

Por falar em investimento nas meninas, o Corinthians também está colhendo os frutos de ter feito boas contratações e reforçado o time. No último domingo, a equipe derrotou o Kindermann e assegurou o bicampeonato do Brasileirão. Esse foi o sexto título desde a retomada do investimento do clube no futebol feminino, em 2016 – primeiro na parceria com o Audax, depois com o Corinthians trazendo o time para a sua estrutura.

 

Liga

Confirmando as expectativas, o Magnus passou pelo Tubarão e está na final da Liga Futsal. Foram duas vitórias convincentes da equipe de melhor campanha na fase classificatória. A outra semifinal só será definida na próxima quinta-feira, entre Corinthians e Joinville. No primeiro jogo, os paulistas levaram a melhor, vencendo por 4 a 2.

 

Vantagem

Analisando os resultados dos jogos de ida do mata-mata da Série D, boa parte das partidas ficou empatada e com poucos gols. Logo, podemos considerar que a vantagem conquistada pelo FCC diante do Novorizontino é bastante significativa. Com o retorno de alguns titulares, e um pequeno ajuste no sistema defensivo, o time tem boas chances de ficar com a vaga.

 

Contas

O fim de semana de futebol foi péssimo para os times paranaenses da A e da B. A partir de agora, a calculadora passa a ser companhia diária das equipes. A situação mais complicada é do Coritiba, que precisará ter um aproveitamento de G4 para fugir da Z4. O Athletico ainda depende apenas de seus resultados. Na B, o Paraná já fica na mira do rebaixamento, enquanto o Operário tem chance de reagir.

 

50x Libano

Titular absoluto na temporada 2020, o lateral-direito Libano saiu do banco de reservas no último domingo para ajudar o FC Cascavel a vencer o Novorizontino. Ao entrar em campo, ele cravou a marca de 50 jogos com a camisa aurinegra.