Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Sede, Direção

Ratinho Junior visitou, ao lado do presidente Bolsonaro, o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes

Coluna ADI pelo Paraná: Sede, Direção

Neutralidade

O governador Ratinho Júnior (PSD) recebeu Jair Bolsonaro (PL) em sua visita ao Paraná no sábado, 9. Os dois participaram da missa no Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes. Os deputados federais Pedro Lupion (PP), Diego Garcia (Republicanos) e Filipe Barros (PL) acompanharam a comitiva presidencial Ratinho Junior ainda tem que resolver como a pré-candidatura de seu ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PP) ou aliança com Álvaro Dias (Podemos), pré-candidato à reeleição.

 

 

Foto: AEN

 

Sede

O Podemos inaugurou sua sede em Curitiba. Além dos senadores Oriovisto Guimarães, Flávio Arns e Álvaro Dias, marcaram presença Deltan Dallagnol, os prefeitos de Farol, Oclecio Meneses, e de Paranaguá, Marcelo Roque, além do coordenador político nacional no sul, Gustavo Castro, que assumiu a presidência da sigla no Paraná. O maringaense Ricardo Maia, pré-candidato a deputado estadual, também estava presente.

 

Direção

Também tomaram posse, o secretário executivo do Podemos no Paraná, Paulo Henrique de Oliveira, que passa a acumular a vice-presidência, ao lado do prefeito de Paranavaí, Carlos Rossato Gomes, e José Ângelo Garcia, como tesoureiro. A nova Executiva é composta ainda por Adelina Martins, Suzana Ferreira, Maurício Figueiredo, Dillana Lamy, Ricardo Mac Donald, José Carlos do Espírito Santo – Zé da Ecler, prefeito de Matinhos, Carol Arns, Renan Ceschin, Oclécio Menezes e Deltan Dallagnol

 

Audiências

O Ministério Público enviou ofício ao Ibama para que sejam realizadas audiências públicas em todas as cidades afetadas pelo projeto de ampliação e revitalização da Ferroeste. O MP aponta a necessidade das audiências antes que sejam emitidas as licenças ambientais.

 

Cidades

Serão 41 cidades paranaenses que vão integrar pela ferrovia: Araucária, Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Fernandes Pinheiro, Goioxim, Guaíra, Guaraniaçu, Guarapuava, Ibema, Inácio Martins, Irati, Lapa, Laranjeiras do Sul, Mandirituba, Maripá, Marquinho, Matelândia, Medianeira, Morretes, Nova Santa Rosa, Nova Laranjeiras, Palmeira, Paranaguá, Porto Amazonas, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São João do Triunfo, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.

 

Exame médico

A Associação Médica Brasileira (AMB) entregou ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) um projeto de lei para instituir o exame nacional de proficiência em medicina. A ideia surgiu a partir da preocupação da AMB com a proliferação de cursos de má qualidade no país. Atualmente, 37 mil médicos são formados por ano nos 343 cursos de graduação em território nacional, o segundo maior número do planeta, só perdendo para a Índia.