Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: pedágios paranaenses, Alep na frente e reformas estruturais

Leia na íntegra a coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná: pedágios paranaenses, Alep na frente e reformas estruturais

Pedágio PR

Representantes do Ministério da Infraestrutura estarão, nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná para debater sobre o novo modelo de concessões rodoviárias para o Anel de Integração do Paraná. O líder do Governo na Assembleia, Hussein Bakri (PSD), acredita que a apresentação dos técnicos do governo federal pode contribuir na posição dos deputados estaduais. Com o novo modelo de pedágio, o desconto da tarifa é limitado no leilão e o maior valor de outorga oferecido decide o vencedor da licitação.

 

Atuação da Alep

Assembleia Legislativa do Paraná foi a primeira do país a estabelecer sessões virtuais para deliberar e a primeira a criar leis para ajudar a combater o vírus e a aprovar medidas importantes para garantir a saúde e minorar o sofrimento da população. Além disso, mobilizou mais de R$ 200 milhões em recursos próprios, economizados do seu Orçamento, para ajudar o governo do Paraná a enfrentar a doença. “Em vez de nos paralisar, a crise nos impulsiona à frente e dela extraímos valiosas lições”, disse o deputado Ademar Traiano, ao tomar posse da presidência da Assembleia.

 

Atuação da Alep II

A modernização da Assembleia Legislativa do Paraná e o combate à pandemia provocada pela covid-19 marcaram as ações realizadas pela Mesa Diretora, liderada pelo presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB), pelo primeiro-secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e pelo segundo-secretário, deputado Gilson de Souza (PSC).  “Indiscutivelmente, conseguimos no último biênio, em meio à pandemia, manter o funcionamento regular do parlamento, votar leis extremamente importantes e construir, claro, parcerias com o governo para combater os efeitos da covid-19, que ainda assolam a nossa sociedade”, complementou Romanelli.

 

Sucessor

O deputado estadual Tercilio Turini (CDN) assumiu a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, tornando-se o primeiro na linha sucessória do presidente Traiano. É a primeira vez que um parlamentar de Londrina chega à posição que será ocupada por Turini nos próximos dois anos.

 

Reeleito

Após dois anos no cargo da presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Delegado Francischini (PSL) é reeleito pelos deputados que integram a Comissão. “Agradeço o apoio e garanto aos paranaenses muito trabalho para conduzirmos projetos para melhorar a qualidade de vida da população e o desenvolvimento do Paraná”, afirmou o deputado.

 

Reformas estruturais

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) publicou nota parabenizando os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). De acordo com a entidade, o principal desafio dos dois novos presidentes será colocar em votação e aprovar pautas urgentes, em especial as reformas tributária e administrativa. “Apenas com a implementação de reformas estruturais será possível reduzir o Custo Brasil e gerar mais empregos e renda para a população”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

 

Plano Anticorrupção

A CGU (Controladoria-Geral da União) lançou o Plano Anticorrupção – Diagnóstico e Ações do Governo Federal, com ações de curto, médio e longo prazo a serem implementadas de 2021 a 2025. O documento tem o objetivo de avançar no cumprimento e no aperfeiçoamento da legislação anticorrupção. É possível que este Plano Anticorrupção do governo federal seja a guinada para colocar em prática as medidas prometidas durante a campanha presidencial, desde que haja engajamento dos setores públicos e privados para garantir a efetividade das ações e real aplicação do mesmo.