Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Mês da guerra contra covid-19, críticas sobre pedágio e 73 anos de Fecomércio PR

Mês da guerra contra covid-19, críticas sobre pedágio e 73 anos de Fecomércio PR

Coluna ADI pelo Paraná: Mês da guerra contra covid-19, críticas sobre pedágio e 73 anos de Fecomércio PR

Data histórica

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, disse que janeiro de 2021 será lembrado como o mês de inflexão na guerra travada contra a covid-19, contra a pandemia que já tirou a vida de mais de 200 mil brasileiros. Traiano comemorou o recebimento, pelo governador Ratinho Júnior, de um primeiro lote de 265.600 de vacinas Coronavac. “O Paraná deu um exemplo de unidade entre os poderes e vem enfrentando esse grande desafio dando exemplos de cooperação”, disse Traiano.

 

Novo pedágio

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) criticou duramente o novo modelo de pedágio proposto pelo governo federal para as rodovias paranaenses. Romanelli alertou que a nova proposta é mais prejudicial à economia do Paraná ao manter a taxa de outorga e transferir metade do valor para as concessionárias, além de limitar o desconto máximo que as empresas podem apresentar.

 

Conad

A OAB Nacional ajuizou, no STF (Supremo Tribunal Federal), uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), com pedido de liminar, para questionar um decreto do presidente da República que mudou a composição do Conad (Conselho Nacional de Política sobre Drogas) e excluiu a participação da sociedade civil no órgão. A OAB afirma que o decreto representa um retrocesso democrático e atenta contra direitos fundamentais.

 

Gestão inovadora

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o Sebrae, em parceria com a empresa Polis Civitas, estão desenvolvendo um novo programa voltado para as prefeituras: o “Gestão inovadora de municípios”. Criado para capacitar servidores públicos dos 399 municípios do Paraná, o programa é composto por 24 cursos – divididos em 6 grandes módulos – e é 100% on-line. O programa tem o objetivo de oferecer cursos, palestras, seminários e encontros sobre gestão pública e empreendedorismo.

 

Fecomércio PR

Nessa terça-feira, 19 de janeiro, a Fecomércio Paraná completou 73 anos de fundação. Mais de sete décadas trabalhando pelo desenvolvimento do comércio paranaense. A entidade representa as atividades e as categorias econômicas do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná e reúne 63 sindicatos empresariais do comércio. A pandemia também está sendo um período difícil para a Fecomércio, mesmo assim, a instituição está ao lado dos empresários, realizando ações sistemáticas e cursos de qualificação para auxiliá-los a resistirem e retomarem suas atividades.

 

Nova pesquisa

Pesquisa realizada pela XP-Ipespe mostra que os que veem a gestão de Bolsonaro como ótima ou boa passaram de 38% para 32%. A rejeição a Jair subiu de 35% em dezembro para 40% em janeiro. É a primeira vez desde julho que a avaliação negativa supera a positiva. O instituto perguntou também sobre as eleições de 2022. Bolsonaro segue à frente, com 28%, contra 12% de Sergio Moro, 11% de Ciro Gomes e 11% de Fernando Haddad. No segundo turno, porém, o presidente perderia para Moro por 36% a 34%.

 

Revisão no plano

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, determinou que o governo Bolsonaro encaminhe à Corte uma atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. A medida, segundo o magistrado, faz parte do compromisso firmado pela União de enviar mensalmente as revisões no plano. Vale ressaltar que em menos de dois meses, Pazuello mudou cinco vezes a data para o início da vacinação.

 

Flexibilizou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu retirar as restrições de viagem a passageiros não americanos vindos de Brasil, Irlanda, Reino Unido e da maioria dos países europeus. A flexibilização está prevista para começar a valer em 26 de janeiro, mesmo dia em que entra em vigor a exigência de teste negativo para covid-19 aos estrangeiros que quiserem entrar no país. O novo presidente Joe Biden disse que vai reativar as restrições.